Pesquisar

Rita Andrade destaca “nível de inovação e superação” da Unidade de Alzheimer da Ribeira Brava

Localizada no “coração” da Ribeira Brava, a Unidade de Alzheimer – ‘O Dragoeiro’ é única na Região, e uma das três existentes no país.  28-04-2022 Inclusão e Juventude
Rita Andrade destaca “nível de inovação e superação” da Unidade de Alzheimer da Ribeira Brava

Foi numa visita realizada ontem que Rita Andrade constatou “o nível de profissionalismo e de excelência” existente na Unidade de Alzheimer ‘O Dragoeiro’, uma das muitas valências e respostas sociais do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava.

 

Acompanhada pelo Presidente do Centro Social e Paroquial, Padre Bernardino Trindade, e pela Diretora Técnica, Bina Pereira,  a Secretária Regional referiu já conhecer, de perto, este projeto desde 2017: “altura em que se efetivou o pedido de financiamento para estas instalações e que foi, prontamente, aceite pelo Governo Regional, pela importância e caráter nobre desta iniciativa”.

 

A governante enalteceu a resiliência do Presidente da Instituição e da sua equipa, pelo “espírito de missão que o carateriza e a enorme disponibilidade em abraçar este desafio, de ajudar as pessoas que sofrem de demência, de forma diferenciada e especializada.”

 

Rita Andrade vai mais além e explica que esta é uma reposta diferenciada das restantes, pois “cada utente requer um tipo de cuidados e de metodologias de intervenção específicas, pelo que esta unidade integra uma equipa de especialistas em neurologia, psicomotricidade, gerontologia. Um conjunto de especialidades que, em articulação e cooperação, prestam aos utentes os cuidados e estímulos específicos que cada um requer”.

 

Outro exemplo de diferenciação desta unidade especializada para doentes com Alzheimer, reside nos horários mais alargados que os habitualmente praticados nos centros de dia: “inicia às 8 da manhã e só fecha às 21 horas. É um apoio que acontece caso a família assim o deseje e funciona aos sábados e feriados, com a possibilidade dos utentes regressarem a casa já com banho tomado e refeição dada. Um apoio muito alargado que faz toda a diferença, já que estes doentes não podem ficar sozinhos e as famílias têm de continuar a gerir o seu dia a dia”.

 

A unidade de Alzheimer ‘O Dragoeiro’ é uma resposta social gerida pelo Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, inaugurada em setembro de 2021, que presta cuidados especializados a doentes de Alzheimer em regime de Unidade de Internamento ou de Dia. Atualmente, dá apoio a 33 utentes, 18 dos quais em unidade de internamento, e os restantes 15 em centro de dia.

 

As respostas sociais do Centro Social e Paroquial de São Bento não se esgotam nesta valência, abrangendo também: Estrutura Residencial para Idosos/Lar, Centro de Dia (Ribeira Brava e Campanário), Centro de Convívio (Campanário, Furna e Serra de Água), Casa de Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Serviço de Ajuda Domiciliária, programa de emergência alimentar, chegando a centenas de pessoas, no concelho da Ribeira Brava e outros concelhos da Região.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.