Pesquisar

“Valorizar o que mais nos une, sabendo aceitar o que mais nos diferencia”, afirma Rita Andrade

O Museu Imprensa recebeu, ao longo deste sábado, o “Congresso Mais Social”, uma organização do Centro Social e Paroquial do Carmo que contou com o apoio do Governo Regional e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. 15-10-2022 Inclusão e Juventude
“Valorizar o que mais nos une, sabendo aceitar o que mais nos diferencia”, afirma Rita Andrade

Na ocasião, e em representação do Governo Regional, Rita Andrade, começou por felicitar a escolha das temáticas debatidas neste congresso que junta Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como associações ligadas à área da inovação social.

 

Em jeito de retrato atual da Economia Social, a Secretária Regional referiu existirem mais de 60 mil instituições no país, o que representa que representa 2,8% do Valor Acrescentado Bruto Nacional e são responsáveis por 6% do emprego remunerado total. Na nossa Região, e de acordo com o "Retrato das Entidades de Economia Social da Região Autónoma da Madeira", elaborado pela Delegação da Madeira da Rede Europeia Anti Pobreza, existiam, em 2020, cerca de 140 Instituições de Economia Social, ou do Terceiro Setor.

 

“Reconhecemos o papel preponderante e meritório das entidades da economia social, pelo que a cooperação e o trabalho de parceria e em rede no apoio à população, sobretudo a mais vulnerável, será sempre valorizado pelo Governo Regional”. 

 

Como exemplo desse reconhecimento, a governante destaca que “em 2021, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, 70 Instituições Particulares de Solidariedade Social foram apoiadas, num valor total que ultrapassou os 28 milhões de euros, e que aumentou 35,6% nos últimos 5 anos”.

 

Já este ano, e como forma de compensar o acréscimo de custos de funcionamento, motivado pelo aumento de preços de bens e serviços, nomeadamente, bens alimentares e energia, o Governo Regional, através do instituto de Segurança Social da Madeira, decidiu reforçar as verbas destinadas às Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

 

Assim,e a acrescentar à atualização anual de 3,6% de verbas referentes aos acordos típicos e atípicos com o Instituto de Segurança Social da Madeira, a Região reforça agora, com mais 1 milhão de euros (acréscimo de 5%), através desta Medida Extraordinária de Apoio à Inflação.

 

“Uma medida que nos parece absolutamente justa e necessária, num momento em que assistimos a uma subida dos custos gerais, nomeadamente de funcionamento. Um acréscimo que, face aos critérios adotados na Região, permite um reforço que equivale ao dobro do que seria atribuído, caso fossem apenas aplicados os critérios estabelecidos no resto do país. Desta forma, a Região decidiu, e bem, reforçar o apoio a estas instituições”, explicou a governante, observando ainda que “numa fase em que, realmente, urge alterar alguns paradigmas, numa fase em que a mudança contínua da sociedade é a única certeza que, de facto, temos e devemos estar preparados para ela. Torna-se fundamental ter a coragem de parar, como estamos a fazer hoje, para refletir. Questionar. Analisar. Valorizar o que mais nos une, sabendo aceitar o que mais nos diferencia. Estas instituições têm também muitas vezes de se tentar reinventar, apostar na formação contínua, na inovação e na procura de receitas próprias que complementem os apoios e permitam um crescimento sustentado da sua atividade, e ainda uma aposta nos recursos humanos, com vista a uma gestão cada vez mais profissionalizada”.

 

Na sessão de abertura deste congresso, para além da Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, esteve presente, Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás e o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.