Pesquisar

Albuquerque realça os 77 mil passes gratuitos 71 mil dos quais para estudantes e maiores de 65

A Região já emitiu mais de 71 mil passes gratuitos para estudantes (26 mil) e pessoas maiores de 65 anos (45 mil). A estes juntam-se outros seis mil passes gratuitos (para combatentes e para pensionistas com baixos recursos). No total, 77 mil não pagam passe. 04-04-2024 Presidência
Albuquerque realça os 77 mil passes gratuitos 71 mil dos quais para estudantes e maiores de 65

Os dados foram destacados por Miguel Albuquerque, na manhã desta quinta-feira, durante uma visita que fez às instalações da nova Direção Regional dos Transportes Terrestres, na Rua do Seminário, no Funchal.

O presidente do Governo Regional sublinhou tratar-se de um investimento anual em passes de transporte público, por parte da Região, na ordem dos 14,5 milhões de euros: «Quando reduzimos o valor do passe social urbano para 30 euros e do passe social interurbano para 40 euros, a medida representou um investimento, em indemnizações compensatórias às empresas, de 8,5 milhões de euros. Com os passes gratuitos, são mais 6 milhões de euros. Ou seja, nos passes (sociais e gratuitos) o Governo investe, anualmente, 14,5 milhões de euros».

Recorde-se que, desde janeiro deste ano, os estudantes com menos de 23 anos (o chamado passe 4_23) e todas as pessoas com mais de 65 anos não pagam pelo passe de transporte público, quer em carreira urbana como em carreira interurbana.

Para além destes, existem ainda os passes gratuitos atribuídos aos antigos combatentes (medida que teve em início em dezembro de 2021), com números acima dos 5 mil. E também o “Passe Social Pensionista”, para beneficiários com rendimentos até aos 260,16€, em vigor desde março de 2019, e o “Invalidez 0” (desde setembro de 2023), no total de 343 passes.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.