Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Teatro Metaphora passará a ter estatuto de utilidade pública

O Teatro Metaphora – Associação Amigos da Artes, com sede em Câmara de Lobos, passará a ter o estatuto de utilidade pública, o qual mereceu parecer favorável da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, porque preenche todos os requisitos legais previstos para o efeito e devido ao reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos. 02-09-2021 Turismo e Cultura
Teatro Metaphora passará a ter estatuto de utilidade pública

Na realidade, o contributo da associação para a sociedade é confirmado pelos parceiros públicos e privados, sendo que a sua evolução no setor cultural e criativo madeirense tem registado um acentuado crescimento nos últimos anos.

Constituída em 2009, a associação tem por objeto pesquisar, estudar e divulgar a arte dramática nas diversas modalidades e aplicações, assim como manter um grupo de teatro em atividade e produzir espetáculos nesta área.

Neste enquadramento, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha que “o Teatro Metaphora tem vindo, ao longo dos anos, a desempenhar um importante papel nas áreas da criação, produção e realização de peças de teatro, bem como na implementação de diversas atividades culturais e educativas cuja finalidade é promover a reflexão sobre problemáticas atuais, que têm merecido reconhecimento a nível regional e internacional.

Desde a sua criação, a associação, atuando nas áreas da inclusão pela arte e cultura, concebeu e desenvolveu projetos, constituiu-se parceira do Governo Regional, entre outras parcerias público-privadas”.

O trabalho desenvolvido pela associação dinamiza diversas atividades artísticas, culturais e sociais junto dos moradores do concelho de Câmara de Lobos, e não só, visando a valorização

e difusão cultural, nomeadamente atividades teatrais (cursos, workshops, apresentações), Projeto Green Steps (construção de instalação artística com recurso à reutilização de

materiais), e dinamização de atividades com jovens locais (Workshops de vários temas e artes, entre outros).

Acresce a estas realidade que tem sido referenciada por entidades regionais, nacionais e internacionais pela qualidade do seu trabalho, onde se destaca a participação em programas Erasmus+ e o projeto "Arteterapia, um recurso único para o desenvolvimento pessoal: intercâmbio de boas práticas", que resulta de uma parceria estratégica entre organizações da Lituânia, Roménia, França, Itália e Portugal.


Anexos

Descritores