Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo Regional apoia ADESCA com 35 mil euros

O apoio governamental tem como objetivo concretizar uma nova edição do projeto “Camacha de Ontem - Madeira de Sempre”, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz 07-09-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional apoia ADESCA com 35 mil euros

 

O Governo Regional aprovou em Conselho de Governo a celebração de um protocolo com a ADESCA -Associação de Desenvolvimento Social e Cultural da Camacha no valor de 35 mil euros.

O apoio governamental tem como objetivo concretizar, em 2021, uma nova edição do projeto “Camacha de Ontem - Madeira de Sempre”, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz, que se assume como uma mostra etnográfica que visa replicar e evidenciar, da forma mais fiel e autêntica possível, as tradições locais. O projeto é concretizado com quadros etnográficos com forte cariz popular e recria a riqueza cultural da Camacha enquanto vila serrana e rural.

Em declarações ao DN,o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que o apoio aprovado à ADESCA “reflete a atenção que o Governo Regional mantém em relação aos projetos e às associações culturais”. Eduardo Jesus recorda que a associação apresentou o projeto em 2019, o qual “constituiu um êxito, a começar pela pesquisa cuidadosa efetuada a nível da etnografia. Foi um trabalho que permitiu aos que assistiram ao evento, reviver e experienciar tradições culturais que continuam fortes e vivas, desde as atividades agrícolas, o traje, o folclore, a pastorícia e a gastronomia”. “Agora”, complementou o governante, “o evento retoma o seu percurso para orgulho dos residentes na freguesia histórica da Camacha e igualmente para todos nós madeirenses e porto-santenses”.

Assim, é com naturalidade que, “mais uma vez, estamos presentes, tal como o fazemos com todo o setor da Cultura, que tem contado sempre com a colaboração do Governo Regional. Isso tem sido apanágio da nossa governação e continuaremos a reforçar os apoios, porque tanto o executivo como a população em geral, apesar de estarem cientes do esforço continuado que desenvolvemos, é sempre bom avivar que o setor dá provas que continua ativo, proativo e empreendedor na realização de projetos que a todos deve constituir motivo de orgulho”, acrescentou Eduardo Jesus.


Anexos

Descritores