Pesquisar

Eduardo Jesus enaltece "visão extraordinária" dos responsáveis pela "Vilhoa"

Secretário Regional de Turismo e Cultura marcou presença na apresentação da cerveja "Teobaldo" 11-12-2021 Turismo e Cultura
Eduardo Jesus enaltece "visão extraordinária" dos responsáveis pela "Vilhoa"

O Secretário Regional de Turismo e Cultura marcou presença, ao final da tarde de ontem, no lançamento da cerveja “Teobaldo”.  Trata-se de mais uma criação da “Vilhoa” que resulta da colaboração da Justino’s Madeira Wines e Oitava Colina e que é uma “Belgian Triple” envelhecida durante seis meses em barricas de vinho Madeira, da casta Boal de 1999. 

Na ocasião, Eduardo Jesus, referiu que o projeto da “Vilhoa” é “irreverente” e salientou que os três jovens sócios da empresa, (Diogo Jesus Abreu, Eduardo Lucas e Pedro André Pestana), “são muito mais do que empresários, são criadores porque estão a inventar coisas novas”. O governante referiu “a visão extraordinária” destes jovens, que passa por “procurar através da produção de cerveja artesanal, alguma coisa que seja única, especialmente nossa, cujos valores estão relacionados com o nosso ADN”.  

Esta experiência tem vindo a ocorrer com fruta do arquipélago, com outras castas de Vinho Madeira e, mais recentemente, no caso da “Teobaldo”, com a casta Boal. Eduardo Jesus disse que o resultado está à vista. “Teobaldo” é uma cerveja “que é incomparavelmente boa que simultaneamente nos transporta para elementos que nos identificam e se diferencia relativamente a qualquer outra oferta que existe no mercado”. 

O secretário regional acrescentou ainda que os sócios da “Vilhoa” são “três jovens de uma inteligência notável que se fazem rodear das melhores parcerias”, salientando o caso não só da Justino’s Madeira Wine, empresa de referência no Vinho Madeira, como da Oitava Colina, empresa sedeada no continente que se apercebeu do potencial da “Vilhoa”. Tudo isto permite “esta simbiose, numa cerveja que é única e que afirma bem a Madeira pela diferença”. 

Para Eduardo Jesus, Diogo, Eduardo e Pedro, os rostos das “Vilhoa” são “três empreendedores que através de um projeto que constitui a sua paixão, estão a fazer a diferença, mas, acima de tudo, estão a fazer a excelência que se consegue na Madeira com aquilo que é genuinamente nosso, como é o caso do Vinho Madeira”. 

O secretário regional ressalvou ainda que esta experiência de ligação da cerveja ao Vinho Madeira, neste caso, envelhecendo a cerveja em barricas de Vinho Madeira consegue-se captar a atenção dos consumidores para este produto regional, sendo “mais uma forma de divulgar e atrair novos consumidores para o Vinho Madeira que é também um produto único e que faz de nós uma terra especial”.  

Na apresentação, que decorreu no Musa Lounge Bar, foi também revelado um curto documentário sobre as cervejas que a "Vilhoa" tem criado em colaboração com a Justino’s e com a Oitava Colina (cujos responsáveis também estiveram presentes no evento de ontem), um processo que, de acordo com a empresa, resultou em 4 cervejas exaltadoras do espírito craft português em geral e o terroir madeirense em particular. 

Refira-se ainda que “Teobaldo” é uma cerveja exclusiva, da qual existem no mundo apenas 1.200 litros.  


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.