Pesquisar

"Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol" para ver até fevereiro no Centro Cultural John dos Passos

Eduardo Jesus enaltece projeto da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira 17-12-2021 Turismo e Cultura
"Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol" para ver até fevereiro no Centro Cultural John dos Passos

Foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira, no Centro Cultural John dos Passos, a exposição "Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol", uma mostra que reúne cerca de 80 fotografias e dois bilhetes-postais pertencentes à Coleção Fotográfica e à Coleção do Bilhete-Postal Ilustrado do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, depositado na mesma instituição e que mostram vários aspetos daquele munícipio desde meados do século XIX até à ao ano 1975.

Presente na inauguração, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, recordou que a mnostra insere-se num conjunto de exposições desta natureza que, desde 2019, têm vindo a ser realizadas em diferentes concelhos, pela DRABM, e que já contou com exposições na Calheta, São Vicente, Machico, Câmara de lobos e Santa Cruz. Trata-se de uma "exposição que, acima de tudo, confronta realidades de outros tempos com aquilo que conhecemos hoje em dia".

Na mostra incluem-se fotografias de vária índole, desde panorâmicas, paisagens, vivências das pessoas, a forma como as pessoas se deslocavam quer em terra quer por mar, as manifestações de índole popular como os arraiais ou as tosquias que se realizavam nos Canhas e juntavam imensas pessoas e até faz uma evocação à visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima em 1948.

"Acima de tudo é um projeto que, de município a município. vai relembrando o passado, mostrando a evolução que aconteceu nos últimos dois séculos, e, sobretudo, ajuda a divulgar o enorme espólio fotográfico que está depositado no DRABM e que faz com que este projeto "Imagens e Memórias" mostre o grande potencial que existe no que se refere à utilização deste património que está ao dispor da Região", disse ainda o governante.

A mostra pode ser vista até Fevereiro de 2022.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.