Pesquisar

Governo Regional criou estrutura de gestão da sustentabilidade do destino Madeira

O Governo Regional aprovou a criação da estrutura de gestão da sustentabilidade do destino, que tem por missão planear, analisar, coordenar, desenvolver e valorizar ações que visem, por via da qualificação, o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira como destino turístico. 29-01-2022 Turismo e Cultura
Governo Regional criou estrutura de gestão da sustentabilidade do destino Madeira

À abreviadamente designada por DMO (Destination Management Organization), compete desenvolver, coordenar e implementar todos os procedimentos inerentes ao processo de Certificação do Destino Madeira, no contexto da sustentabilidade turística. Além disso, tem a incumbência de desenvolver, coordenar e executar todos os procedimentos inerentes à implementação dos instrumentos de planeamento, gestão, avaliação e monitorização relacionados com a Sustentabilidade Turística do Destino Madeira nas dimensões ambiental, económica, social e cultural.

Em todo este processo, tendo por base os critérios definidos pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela ONU, há a preocupação de contar com uma abrangente colaboração e envolvimento de muitas entidades de âmbito privado e da esfera pública, entre os quais os agentes do setor, a comunidade local e os visitantes.

 

Conselho Consultivo

 

Será constituído o Conselho Consultivo, grupo integrante da DMO, presidido pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura e formado por entidades públicas, associativas ou privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática da sustentabilidade do Destino Turístico da Madeira, com o objetivo de acompanhar, analisar, debater, emitir pareceres e fazer recomendações sobre o processo de Certificação como Destino Turístico Sustentável.

E, por outro lado, serão criados Grupos de Trabalho que integrem representantes dos organismos do Governo Regional e de entidades representativas dos interesses locais, entidades associativas representativas da sociedade civil, empresas e comunidade local com o objetivo de definir, acompanhar e apoiar na implementação dos vários instrumentos necessários ao processo de certificação da Região como Destino Turístico Sustentável.

 

Elevar patamar do destino

 

O Secretário Regional de Turismo e Cultura evidencia que o trabalho, iniciado no verão de 2021, dá agora um novo passo no sentido da implementação da certificação, a qual sublinha visa “reforçar uma lógica de sustentabilidade, elevando o Destino Madeira para um importante patamar que lhe proporcionará uma oportunidade adicional relevante de notoriedade e visibilidade”.

Eduardo Jesus evidencia que, além da importância que se reveste para a própria Região, há a reter que, atualmente, os viajantes “valorizam cada vez mais destinos que promovem práticas de sustentabilidade, e isso traduz-se na escolha das suas férias, pelo que todos ganhamos, pela procura crescente do destino, tornando-o mais competitivo, através do desenvolvimento económico, social e ambiental, e igualmente por garantirmos que os recursos naturais e culturais são preservados para as próximas gerações”.

A nova estrutura de gestão será liderada por Cora Maria Gonçalves Teixeira, diretora de serviços de Qualificação Turística, da Direção Regional do Turismo.

 

Políticas de sustentabilidade

 

Há muito que a Madeira concretiza políticas de sustentabilidade ambiental do destino, conhecidas pelos milhares de turistas que a visitam ao longo de todo ao ano.

O Governo Regional foi mais longe e apostou na certificação de sustentabilidade do destino Madeira (Madeira e Porto Santo). Para o efeito, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, celebrou um contrato, na sequência do procedimento público realizado para o efeito, com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, que integra a rede de membros do Global Sustainable Tourism Council, o órgão máximo na definição e gestão dos padrões mundiais para o turismo sustentável: Criteria GSTC. É igualmente responsável pela acreditação de entidades para a certificação de empresas e destinos turísticos ao nível da sustentabilidade.

O processo de certificação de sustentabilidade do destino Madeira estará concluído no início do próximo ano, sendo que os próximos passos contarão com a contribuição dos Grupos de Trabalho, a definição da Política de Sustentabilidade do destino, assim como a realização de um benchmarking que envolve a recolha de vários KPI’s (Key Performance Indicators) qualitativos e quantitativos, um Plano de Avaliação de Riscos e um Plano de Ação para a Sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo considera Turismo Sustentável aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico da atividade turística, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e das futuras gerações.
Além disso, a ONU definiu 2017 como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, reconhecendo a importância do Turismo como forma de estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.