Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

MUDAS exibe 300 obras de Lourdes de Castro 

Presidente do Governo esteve na abertura da exposição que celebra vida e obra da artista madeirense. Exposição integrada no programa das comemorações dos 30 anos da fundação do Museu de Arte Contemporânea da Madeira  11-12-2022 Presidência
MUDAS exibe 300 obras de Lourdes de Castro 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve este sábado, 10 de dezembro, no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, por ocasião da abertura da exposição “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro”. 

“Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro” reúne cerca de 300 obras da artista madeirense, falecida em janeiro de 2022, e cujo trabalho é há décadas reconhecido a nível internacional. 

«Foi uma artista de grande renome a nível internacional que marcou a Arte portuguesa e internacional, sobretudo, aquando da sua estadia em Paris, nos anos 60», apontou o Chefe do Governo. 

«A nossa ideia é continuar a invocar a memória desta artista excecional, que esteve muito à frente do seu tempo e que continua e continuará com certeza a marcar a Arte Contemporânea Portuguesa», prosseguiu. 

Miguel Albuquerque indicou que a presente exposição – patente até ao final do primeiro semestre de 2023 – integra dez peças da autora detidas pela Região, oito pertença do Museu de Arte Contemporânea da Madeira e duas da Câmara Municipal do Funchal – sendo as demais cedidas por dezenas de instituições e coleções particulares, deixando, nesse sentido, o seu agradecimento pelo imprescindível à contributo à concretização da exposição. 

O governante lembrou que a Região vem adquirindo, todos ao nos, quer no âmbito de exposição, quer à medida que obras surgem no mercado, novas obras de artistas consagrados e de artistas emergentes, com o objetivo de enriquecer o Museu de Arte Contemporânea da Madeira. 

«É um património único e singular que está ao serviço da Cultura da Região e do País», apontou o líder do Executivo. 

“Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro” é uma exposição integrada no programa das comemorações dos 30 anos da fundação do Museu de Arte Contemporânea da Madeira, com curadoria de Márcia de Sousa, e traça um panorama transversal sobre a vida e obra de Lourdes Castro, sinalizando alguns momentos que marcaram o seu percurso pessoal e profissional, deste a infância até aos últimos anos da sua vida.