Pesquisar

Presidente do Governo enaltece excelente reabilitação da Sé e garante que requalificação do património é para continuar

Miguel Albuquerque diz que o trabalho de reabilitação e de recuperação que vem sendo realizado na Sé do Funchal é exemplar, nomeadamente a executada nos tetos mudéjares da Catedral, premiada pela Comissão Europeia, no âmbito dos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023, com a medalha de bronze a ter sido formalmente entregue na manhã desta segunda-feira. 20-11-2023 Presidência
Presidente do Governo enaltece excelente reabilitação da Sé e garante que requalificação do património é para continuar

O presidente do Governo Regional frisou tratar-se de um trabalho exaustivo, completo e multidisciplinar, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para «esta requalificação exemplar e paradigmática, premiada pela União Europeia», enaltecendo particularmente a equipa liderada pelo diretor de Serviços de Património da Direção Regional da Cultura, Francisco Clode.

O governante garantiu ainda que «esta política de restauro e de reabilitação do nosso património edificado vai continuar». Para depois lembrar a conclusão recente da reabilitação do convento de Santa Clara, um «trabalho que deixou todos orgulhosos».

Em curso estão já, salientou também, a obra de restauro da Capela de São Paulo e a obra de requalificação e de reabilitação da Quinta do Monte, a concluir no próximo ano.

«Vamos ainda iniciar, no âmbito deste Quadro Comunitário de Apoio, com a requalificação total do Recolhimento do Bom Jesus», salientou.

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque salientou igualmente estarem bem patentes na «magnífica» Catedral do Funchal dois aspetos de uma política que foi seguida por um grande rei: desde logo a afirmação geopolítica de Portugal como um País atlântico e, depois, esta afirmação universal, cosmopolita de Portugal, muito bem marcada nesta Sé.

A cerimónia que decorreu nesta segunda-feira, na Sé, foi a de descerramento da placa de bronze atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, nos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023, à recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral do Funchal, na categoria Conservação e Adaptação a novos usos.

Os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido geridos pela Europa Nostra desde então. O esquema de Prémios conta com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia. Durante 21 anos, os Prémios destacaram e divulgaram a excelência e as melhores práticas do património, incentivaram o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligaram as partes interessadas do património em redes mais amplas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.