Pesquisar

«Cultura e Educação são pedras angulares das sociedades desenvolvidas» 

Presidente do Governo na inauguração da exposição no MUDAS intitulada ‘Entre coleções: Maria Eugénia e Francisco Garcia e Museu de Arte Contemporânea da Madeira’  12-01-2024 Presidência
«Cultura e Educação são pedras angulares das sociedades desenvolvidas» 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje, ao final da tarde, na inauguração da exposição intitulada ‘Entre coleções: Maria Eugénia e Francisco Garcia e Museu de Arte Contemporânea da Madeira’, a qual estará patente no MUDAS até 30 de setembro do corrente ano.  

‘Entre Coleções’ revela ao público cerca de 260 obras, 85 das quais pertencentes à coleção Maria Eugénia e Francisco Garcia, construída ao longo de três décadas – anos 50, 60 e 70 do século XX, sendo as demais do espólio do MUDAS.  

«Esta exposição tem o interesse muito particular do confronto entre duas coleções», disse o Chefe do Governo.  

«Uma coleção institucional e uma coleção pessoal e afetiva. E o que é muito interessante, nesta coleção da família Garcia, é a circunstância de, através da afetividade e do amor à Arte, se construir uma coleção maravilhosa», asseverou.  

Referir que as coleções que se cruzam na exposição têm na sua génese vários pontos em comum – proximidades estéticas e históricas, cruzamentos de autores, obras e períodos de produção – dando, assim, o mote que articula o projeto curatorial de Márcia de Sousa. 

Francisco Garcia e Maria Eugénia Garcia foram um casal de colecionadores portugueses, com gosto genuíno e uma paixão enorme pela arte portuguesa contemporânea. A coleção integra diversas obras de pintura, gravura, desenho e escultura de artistas conceituados, como por exemplo António Pedro, Fernando Lemos, Joaquim Rodrigo, Cruzeiro Seixas, Almada Negreiros, Marcelino Vespeira, Lourdes Castro, Paula Rego, Júlio Pomar, Nadir Afonso, Menez, Jorge Martins, João Hogan, entre muitos outros.  

Miguel Albuquerque agradeceu aos filhos do casal a disponibilidade e a vontade de exporem a coleção «no magnífico espaço», que é o Museu de Arte Contemporânea – MUDAS e lembrou que a Cultura é, a par da Educação a pedra angular das sociedades desenvolvidas. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.