Pesquisar

Frederico de Freitas acolhe Projeto “Dar a Ver”

Na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, pelas 18.00 horas 26-06-2018 Turismo e Cultura
Frederico de Freitas acolhe  Projeto “Dar a Ver” Depois das duas Sessões realizadas no Museu da Quinta das Cruzes, a 15 e 16 de junho – que, no total, abrangeram cerca de 60 participantes – é a vez da Casa-Museu Frederico de Freitas acolher, na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, pelas 18.00 horas, mais uma Conferência do Projeto “Dar a Ver”, iniciativa que tem por base a divulgação do património artístico regional e a promoção da sua integração, no panorama nacional e internacional.
A maior divulgação e projeção do vasto património cultural que têm vindo a ser possibilitadas através desta iniciativa é, já, uma “aposta ganha” do Governo Regional e é nesse enquadramento que, na sua III Edição, o Projeto “Dar a Ver” prossegue o seu objetivo de “valorizar a oferta cultural existente na Região, promovendo o seu acesso e partilha junto de toda a população, tanto residente quanto visitante”, conforme sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.
Sob o tema “Azulejo - Projeto Az Infinitum”, a Conferência da próxima sexta-feira estará a cargo da professora Doutora Rosário Salema de Carvalho, que fará uma apresentação do Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo (http://redeazulejo.letras.ulisboa.pt/pesquisa-az), dando a conhecer não apenas as potencialidades do próprio sistema mas, também, alguma da azulejaria do Funchal já inserida na plataforma, chamando a atenção para a importância de registar o património azulejar nacional. Desenvolvido pela Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS/FLUL), em parceria com o Museu Nacional do Azulejo e com a empresa Sistemas do Futuro, a plataforma Az Infinitum conta, ainda, com a participação de várias outras instituições, investigadores e colaboradores.
Refira-se que o Projeto “Dar a Ver”, materializado através da Direção Regional da Cultura (Direção de Serviços de Museus e Património Cultural), prevê que, ao longo deste ano, sejam convidados vários especialistas, locais e nacionais, que abordarão, de forma mais específica ou generalista, aspetos dessa imensa diversidade cultural conservada in situ, ou já transitada para os museus, sendo que o essencial da ação assenta em visitas guiadas e conferências a realizar em vários locais.
A participação nestas atividades é gratuita, embora sujeita a uma inscrição prévia, através do endereço de correio eletrónico daraver.drc@gmail.com ou pelo telefone 291211830.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.