Pesquisar

Aumenta a procura das plataformas dos Museus do Governo Regional

"A procura das plataformas é muito positiva", afirma Eduardo Jesus 16-04-2020 Turismo e Cultura
Aumenta  a procura das plataformas dos Museus do Governo Regional
"Um mês depois do encerramento provisório dos museus do Governo Regional, a procura das plataformas  das instituições, é muito positiva", afirmou hoje, o Secretário Regional de Turismo e Cultura. "Apesar de as portas estarem encerradas, as instituições continuam a produzir conteúdos,  recorrendo a vários suportes, desde vídeos, visitas guiadas virtuais, a oficinas online, registando-se a participação muito significativa das crianças e familiares, o que demonstra um trabalho profícuo de bastidores, das equipas e respetivas direções". 
"O plano de atividades está a ser mantido mas com a adaptação que o momento atual se impõe, procurando -se alternativas que minimizem, o fator presencial, optando-se agora pelas atividades online", refere Eduardo Jesus.
Até ao momento, os museus totalizaram 1.500 partilhas, 3.500 "gostos" e 259 atividades. Saliente-se que as efemérides marcantes de março e abril, como dias do Pai, do Teatro, Dia da Poesia, do Livro Infantil, Dia Internacional do Desporto, bem como a  Páscoa, serviram de tema para várias oficinas e workshops,  divulgação de peças , com destaque para  divulgação de costumes e tradições que marcam a cultura e etnografia  madeirenses. 
Alguns dos espaços e instituições  optaram por visitas virtuais, como o Centro Cultural da Quinta Magnólia, Universo de Memórias João Carlos Abreu, bem como a visita aos tetos mudéjares da Sé, a obra de recuperação do Convento de Santa Clara e finalmente  com destaque para a exposição  360º do MUDAS, neste último sábado. 

Outro projeto com grande  interatividade por  parte da comunidade, diz respeito à plataforma digital  do Facebook e insta / madeira 600 anos  e que neste momento apresenta conteúdos de pesquisa efetuadas por  investigadores,  historiadores, e  todas as equipas dos museus e instituições https://www.facebook.com/madeira600ANOS/. Para esta plataforma, foi criada a rubrica "Sabia que?", onde diariamente, são colocados temas alusivos não só à época ou efeméride, mas apresentando-se também como uma plataforma de divulgação pormenorizada de aspetos ligados à História da Madeira nas suas diversas vertentes, cujo resultado tem sido bastante animador, com partilhas das publicações,  que já atingiram o número de 800.

"Há vários projetos a serem preparados, para assinalar as datas mais relevantes do mês de abril, e sobretudo com as direções  a "desconstruir" o conceito de visita presencial para novas formas de abordagem aos espaços museológicos, o que revela o empenho desta vasta equipa que trabalha nos bastidores", concluiu o Secretário Regional de Turismo e Cultura


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.