Pesquisar

Dia Mundial do Livro nos Museus do Governo Regional

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se hoje 23-04-2020 Turismo e Cultura
 Dia Mundial do Livro nos Museus do Governo Regional

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em novembro de 1995, procura fomentar o gosto pela leitura  e simultâneamente, respeitar a obra daqueles que, pela escrita, têm contribuído para o progresso social e cultural da Humanidade. 

O livro torna-se, assim, a grande descoberta para a Língua, bem como um incentivo às artes visuais, nomeadamente para as crianças. 
A Região Autónoma da Madeira, tem marcado papel importante na Literatura regional e nacional, com escritores que deram o seu contributo ao longo de séculos, e incentivaram ao surgimento de novas gerações. "Temos obras de escritores madeirenses que fazem parte do Plano Regional de Leitura, ou que são motivo de pesquisa e investigação", refere o Secretário Regional do Turismo e Cultura. " Precisamos de incutir e incentivar, desde a mais tenra idade, o gosto pela leitura, pela descoberta das palavras, e porque um livro é o somatório de um trabalho realizado com recurso às artes visuais, à imaginação e criatividade, muitas das obras refletem a nossa vivência, como ilhéus sem fronteiras ."

  "Carlos Cristóvão, Francisco Álvares de Nóbrega, Hérberto Hélder, José António Baptista, António Aragão, Tolentino Mendonça, Horácio Bento de Gouveia, Irene Lucília,  Ana Margarida Falcão, Graça Alves, Marta Caires, Teresa Jardim e Ana Teresa Pereira, são alguns dos muitos escritores que contribuem para a riqueza da nossa literatura. Como refere Graça Alves ""O livro é um lugar onde mora o mundo. E a vida. Antecipada. E o sonho. É um lugar onde  a solidão se quebra, porque é o lugar exato onde o autor e o leitor se encontram e são felizes" , acrescenta Eduardo Jesus.

 

Para marcar este Dia, Os Museus e espaços  tutelados pela Secretaria Regional de Turismo  e Cultura, vão proporcionar uma incursão pela escrita e leitura.

 

O Universo de Memórias  João Carlos Abreu, estreia no seu  facebook   e às 14h00, vídeo com um poema inédito de João Carlos Abreu, escrito no passado dia 6 de abril e que será ilustrado com obras do acervo. 

 

Por sua vez, o Centro Cultural John Dos Passos, dá a conhecer a Biblioteca Dra. Carmo da Cunha Santos, focando o livro" Manhattan transfer" de John Dos Passos.

 

O Museu de Fotografia dedica na sua página, texto e foto sobre António Feliciano Rodrigues Castilho, nascido no Funchal e que se dedicou a vários estilos literários.

 

O Solar de São Cristóvão e que foi residência do escritor Carlos Cristóvão, apresenta, através de imagens, a obra do escritor, com destaque para notas manuscritas de Carlos Cristóvão.

 

Museu Etnográfico aproveita a publicação  lúdico-pedagógica infantil do Sardas, para divulgar o conceito de Etnografia para os mais pequenos, bem como a publicação  de diversos álbuns que fazem parte da obra “Festas e Romarias da Madeira” ,Nº 3 da  coleção “Cadernos de Campo.

A Quinta Magnólia - Centro Cultural, apresenta  "Querido Amarelo"- o Livro Mural de Miguel Ângelo Martins que faz parte da exposição "Em Viagem". Esta peça inclui parte da informação científica e de materiais que o artista esteve a compilar durante os últimos dois anos acerca da origem e produção da misteriosa e simbólica cor, Amarelo Indiano.

O MUDAS.Museu preparou a Oficina do Livro " Conta-nos um conto e acrescenta um ponto", um convite a todos os que estão em casa, a visitar o Museu através da sua plataforma digital em: www.mudasmuseuvirtual.com e, com base nessa visita, escolher uma obra em exposição e contar uma estória.

Os resultados desta oficina criativa em casa, devem ser enviados para o e-mail geral do MUDAS.Museu (mudas@madeira.gov.pt), sendo que integrarão o novo canal do youtube da instituição, criado com fins pedagógicos e que servirá para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes nas diversas oficinas que o MUDAS.Museu tem vindo a propor à população. 

Os trabalhos poderão ser enviados para o museu até ao próximo dia 30 de abril.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.