Pesquisar

Governo tem mais de 10 mil fotografias online no Arquivo e Biblioteca da Madeira

O Governo Regional, através do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), conta com cerca de 10 mil fotografias online. A grande maioria pertence ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM), que ali está em depósito e onde é objeto de tratamento contínuo, desde o restauro, ao acondicionamento e à descrição. 12-05-2020 Turismo e Cultura
Governo tem mais de 10 mil fotografias online no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Estas, e muitas outras fotografias do acervo do MFM, integram uma grande diversidade de fundos ou coleções, onde há a destacar os dois maiores: os fundos ‘Photographia Vicente’ e ‘Perestrellos Photographos’. A informação digital disponível destes dois fundos está a ser colocada online de forma gradual.

De destacar alguns arquivos não afetos ao MFM e que integram o acervo do ABM, como são os casos de ‘Foto Londres’, da própria coleção fotográfica do ‘Arquivo Regional da Madeira’ e do arquivo fotográfico do ‘Diário de Notícias’.

Alguns dos fundos já viram o processo de tratamento concluído pela equipa da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, seguindo todos os parâmetros exigidos ao nível do tratamento, da análise e da descrição arquivística, num processo inevitavelmente moroso em virtude de estarmos perante um vasto número de itens de elevado valor patrimonial, e por se tratar de exemplares únicos e insubstituíveis.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considera que este é mais um contributo importante do Governo Regional, através do Arquivo e Biblioteca da Madeira, em disponibilizar fotografias com um grande valor histórico e que, desta forma, estão acessíveis a qualquer pessoa, onde quer que se encontre, desde que tenha internet. 

A notícia foi publicada hoje no JM e pode ser vista no anexo que acompanha esta publicação.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.