Pesquisar

“Depois de Colombo” de Ricardo Veloza

Sala de exposições temporárias da Casa Colombo- Museu do Porto Santo, a partir de 15 de agosto 13-08-2020 Turismo e Cultura
“Depois de Colombo” de Ricardo Veloza

Na Casa Colombo- Museu do Porto Santo, serão apresentadas, 64 ampliações fotográficas das obras que se encontram na Quinta Magnólia, com destaque para o busto de Cristóvão Colombo, a primeira escultura pública, de grandes dimensões, criada por   Ricardo Veloza, em 1989, para o Porto Santo. O artista plástico refere na brochura de apresentação, que partiu para este trabalho, “numa interpretação pessoal, de um Colombo que senti como homem aventureiro, nobre, audaz e sedento de conhecer o mundo”.

Em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura refere que “ A oportunidade de realização de uma exposição dedicada à obra de Ricardo Veloza, com enfoque no Porto Santo, surge na sequência de um trabalho transversal que tem vindo a ser desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura com o objetivo promover um maior entendimento sobre a importância da arte pública para a compreensão e valorização da arte no espaço público, e contributo destas manifestações artísticas para o conhecimento da história dos lugares. Tratando-se de Ricardo Veloza, falamos necessariamente de um contributo artístico prolífero caraterizado pela diversidade. Uma diversidade muito qualificada, patente nos desenhos, bustos, maquetes e estudos que constituem, também, uma oportunidade de revisitação da sua obra e dos seus critérios. Acreditamos que esta exposição poderá contribuir para a reflexão sobre a obra de estatuária enquanto suporte material que permite conceptualizar valores humanos de grande importância nos domínios da história e da cidadania, eventualmente proporcionados novos questionamentos sobre a construção de uma consciência patrimonial.

Eduardo Jesus, salienta que “o  incentivo à produção de iniciativas culturais, compete ao Governo Regional, e que  também se consubstancia em eventos descentralizados e diferenciadores como este na Ilha do Porto Santo”.

 

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.