Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Direção Regional do Arquivo e Biblioteca disponibiliza Balcão Eletrónico

Reduzir tempos de espera e melhorar a qualidade do serviço 08-09-2020 Turismo e Cultura
Direção Regional do Arquivo e Biblioteca disponibiliza Balcão Eletrónico

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) disponibiliza aos seus utilizadores o acesso aos serviços do Arquivo, através de um Balcão Eletrónico, disponível na página institucional.  

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, esta plataforma é disponibilizada no quadro de uma estratégia da Direção Regional, que visa tornar os seus serviços acessíveis em contexto virtual. Pretende-se reduzir tempos de espera, melhorar a qualidade do serviço de disponibilização de documentos e otimizar o contacto com os utilizadores. Destina-se aos pedidos individuais, mas também aos institucionais, que chegam através dos Cartórios, Conservatórias, escritórios de advogados e outros profissionais”.

 

O Balcão Eletrónico é uma nova valência do Archeevo, a plataforma de pesquisa de arquivos implementada pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira,  desde 2017. Refira-se que o tratamento e comunicação do valioso património documental da DRABM assenta nesta plataforma de gestão integrada de arquivos. É através deste software que a direção partilha e coloca em acesso público grande parte dos seus recursos de informação descritiva sobre arquivos, também disponíveis no Portal Português de Arquivos, no Portal Europeu de Arquivos e na Europeana. Até ao momento, estão disponíveis 583.668 registos, que por sua vez se associam a quase 2 milhões de ficheiros de imagens com réplicas de documentos.

 

Estão disponíveis no Balcão Eletrónico da DRABM, pedidos de reprodução /certidão, de pesquisa de documentação, de averbamento, de consulta presencial de documentação, consultas online, bem como de correções, correções e sugestões.

 

 Após registo no Balcão Eletrónico, qualquer interessado pode obter resposta aos seus pedidos de pesquisa, solicitar reproduções, certidões e averbamentos ou a reserva antecipada de documentos para consulta presencial. Pode, igualmente, obter informação sobre os seus pedidos e seguir o andamento dos mesmos. Os documentos solicitados podem ser enviados por via eletrónica ou por correio e os pagamentos podem ser efetuados por transferência bancária. 

 

Acesso geral ao Balcão Eletrónico está disponível através do link.


https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/oservices 

 


Anexos

Descritores