Pesquisar

Governo Regional empenhado no apoio à Cultura

O Secretário Regional de Turismo e Cultura presidiu esta terça-feira à assinatura dos protocolos e cooperação cultural com a Associação Avesso, na Ponta do Sol, e com a Banda de Recreio Camponês, em Câmara de Lobos, 07-10-2020 Turismo e Cultura
Governo Regional empenhado no apoio à Cultura

O Secretário Regional de Turismo e Cultura presidiu esta terça-feira à assinatura dos protocolos e cooperação cultural com a Associação Avesso, na Ponta do Sol, e com a Banda de Recreio Camponês, em Câmara de Lobos, que se inserem no âmbito dos apoios que anualmente o Governo Regional atribui a associações culturais.

Na Ponta do Sol, Eduardo Jesus fez questão de destacar que 2020 “foi um ano muito atípico, devido à paragem imediata de toda a atividade cultural, pelo que foi preciso apoiar diretamente as pessoas que trabalham e vivam da Cultura, e, por essa razão, criamos uma linha de apoio de 200 mil euros, além de que a cultura que é promovida por estruturas empresariais ter tido também apoio às linhas que foram criadas pela Secretaria de Economia onde houve o cuidado de incluir o CAE das atividades culturais para não deixar nenhuma empresa ligada à Cultura fora desses apoios. Houve também uma preocupação com os profissionais independentes [comos recibos verdes] , duplicou-se no âmbito da cultura a esses  profissionais”.

O secretário regional referiu-se depois à grande vaga de iniciativas da Direção Regional da Cultura que “foi uma reação muito energética à necessidades de criar oportunidades. E este será o aspeto mais importante que marca este ano de 2020, a “quantidade” de oportunidades que foram criadas pela DRC para que as mulheres e os homens da cultura pudessem fazer aquilo que mais gostam e melhor sabem, que é prestar a sua atividade e atuar”.

Eduardo Jesus recordou que numa primeira fase “em que as atividades estavam relacionadas com os canais digitais desde os artistas que foram atuar nos museus, fez-se videoclipes, publicou-se nas redes sociais, assim como de exposições que já tínhamos e foram vários entendidos da cultura interpretar essas mesmas obras. Mas o contacto com as pessoas deu-se ao longo de toda esta oferta cultural. E foram dos momentos mais felizes. Foi sentir o vibrar dos artistas que lidavam pela primeira vez com o público presente fisicamente”. “Por isso, o apoio do Governo Regional, nesta que nós entendemos ser uma obrigação em estar presente neste esforço permanente que associações como esta, promovem no território regional”, frisou Eduardo Jesus.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.