Pesquisar

Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira conclui primeira auditoria com sucesso

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) acaba de concluir a auditoria de renovação da certificação do sistema de gestão da qualidade. É a primeira ao sistema de gestão enquanto Direção Regional. Não foram registadas quaisquer não conformidades, pelo que a renovação da certificação está assegurada. 01-12-2020 Turismo e Cultura
Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira conclui primeira auditoria com sucesso

O âmbito da auditoria a esta Direção Regional envolveu: "Ingresso de documentos; organização e descrição de documentos e espécies bibliográficas; preservação, conservação e restauro; acesso aos documentos e serviços prestados; atividades educativas e culturais; apoio técnico à administração pública e a entidades privadas e pessoas detentoras de documentação de interesse histórico-cultural".

Desta forma, há que evidenciar que foram identificados vários pontos fortes da DRABM, designadamente: “Processos operacionais eficazmente implementados”, “Envolvimento da Gestão de Topo”, “Compromisso com a missão”, “Reconhecimento externo da organização”, “Implementação do Balcão Eletrónico” e “Gestão e divulgação do conhecimento técnico na atividade de restauro”.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considera que o resultado da auditoria revela que “a passagem da instituição para Direção Regional se conseguiu fazer com grande sucesso em todas as suas etapas. Esta certificação é uma delas. Por isso, podemos referir que o balanço deste último ciclo de auditorias é positivo, desde logo se se tiver em conta os impactos sobre o presente ciclo de gestão do contexto pandémico e também de transformação orgânico-funcional da instituição, que, como é do conhecimento público, passou a Direção Regional no atual Governo madeirense”. Na prática, o governante considera que a auditoria “vem valorizar o mérito da instituição e dos seus colaboradores. Organizada por áreas de atuação mostra uma casa arrumada e que permite olhar para o futuro com redobrado otimismo”.

 

DRABM demonstrou capacidade e consistência

 

O relatório da empresa certificadora, a APCER, realça que a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira demonstrou capacidade de o sistema de gestão cumprir critérios de auditoria aplicáveis, concretamente a conformidade com os requisitos normativos, legais e estatutários.

Por outro lado, considera que revelou conhecer os requisitos aplicáveis aos seus produtos e serviços e considera que o sistema implementado estabelece metodologias e práticas que, de forma consistente, vão ao encontro das expetativas e necessidades dos clientes.

Em termos globais, é reconhecido que existe capacidade do sistema de gestão para atingir sustentadamente os objetivos pretendidos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.