Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

ABM ajuda famílias a diminuir custos com material escolar

Empréstimo de manuais escolares no ABM 18-07-2019 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
ABM ajuda famílias a diminuir custos com material escolar

É já a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de julho, que os alunos e encarregados de educação poderão deixar, na receção do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), as listas com os livros escolares que pretendam requisitar para o ano letivo de 2019/2020.

Atualmente, o ABM dispõe de cerca de 2.993 manuais escolares de todos os graus de ensino para empréstimo. A listagem dos livros disponíveis será facultada através da página institucional do ABM https://abm.madeira.gov.pt/pt/inicio/ e na página de Facebook.

Apoiar as famílias a diminuir os custos associados à aquisição dos livros escolares e, simultaneamente, reforçar o acesso e a relação destas com os recursos bibliográficos e documentais, atualizados, que se encontram disponíveis no ABM são os principais objetivos do Governo Regional que, mais uma vez, aposta, nesta altura do ano, no empréstimo domiciliário dos manuais escolares, aos alunos.

O serviço, que é gratuito e prestado, anualmente, aos leitores do ABM que possuam cartão de leitor, tem vindo a crescer, progressivamente, na sua procura, conforme sublinha a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, referindo que, no ano letivo em que foi implementado – 2012/2013 – este serviço possibilitou o empréstimo de 111 manuais, número que passou, no ano letivo de 2017/2018, para os 973 e que foi consolidado, no presente ano letivo, 2018/2019, com 1.351 manuais facultados.

«O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira tem vindo a cumprir o seu papel – tanto na preservação e salvaguarda da história da Região quanto na promoção do livro e da leitura – prestando, simultaneamente, um importante serviço público à população que, nesta medida, se complementa e materializa», reforça a governante, acrescentando que «é, também, na base destas ações preconizadas pelo Governo Regional que se cumpre a função social para a qual todas as instituições devem estar cada vez mais despertas e sensibilizadas».

Refira-se que o ABM numerará as listas por ordem de chegada, para fins de escalonamento da atribuição dos manuais escolares. A entrega dos livros será feita a partir do dia 8 de agosto e os leitores têm cinco dias úteis para os recolher.

Será importante referir, também, que, ao receberem estes manuais, os alunos assumem o compromisso de preservá-los em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém e se tal for necessário, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores, dentro do mesmo ciclo de ensino.

 


Anexos

Descritores