Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

89 milhões de euros para reforçar Saúde Mental 

No decorrer da sua intervenção, Pedro Ramos desafiou todos os intervenientes na área, a apresentarem projetos, ideias ou sugestões de intervenção na comunidade para uma saúde mental de excelência na Madeira.    14-10-2021 Saúde e Proteção Civil
89 milhões de euros para reforçar Saúde Mental 

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de 89 milhões de euros para reforçar a Saúde Mental na Região Autónoma da Madeira, disse o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, na abertura da mesa redonda “Um Olhar Sobre a Saúde Mental da RAM”, no dia 11 de outubro, na Universidade da Madeira.   

   

Na ocasião, o responsável pela tutela da Saúde mencionou os eixos e prioridades de atuação na área da saúde mental e destacou a importância da articulação intersetorial para reforçar a resposta às necessidades da população nesta área.   

   

O governante afirmou que a pandemia alterou gravemente a saúde mental em todo o mundo, com um aumento de mais casos de depressão e de ansiedade. Cada vez mais, é importante assegurar uma resposta integrada no terreno com “mais consultas, mais recursos humanos, mais organização, mais acessibilidade, mais informação, sensibilização, educação e literacia nesta área da saúde mental. Só assim iremos combater o estigma social associado à doença mental.

  

No decorrer da sua intervenção, Pedro Ramos desafiou todos os intervenientes na área, a apresentarem projetos, ideias ou sugestões de intervenção na comunidade para uma saúde mental de excelência na Madeira.   

  

O governante recordou os investimentos realizados na área da saúde mental nomeadamente nos recursos humanos, na organização e planificação “desde 2015 o Governo Regional investiu mais de 74 milhões de euros; dispomos de 867 camas e o reforço do apoio às Casas de Saúde nesta área têm vindo aumentar gradualmente”, disse.   

   

A iniciativa, organizada pelo Observatório Regional de Saúde Mental da RAM, está integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, este ano sob o mote “Mental Health in an Unequal World”.


Anexos

Descritores