Pesquisar

Reserva das Selvagens será a maior da Europa

A Madeira apresentou hoje o novo regime jurídico da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que permitirá com que aquelas ilhas se tornem na maior área marinha de proteção total na Europa. 29-11-2021 Presidência
Reserva das Selvagens será a maior da Europa

Miguel Albuquerque acaba de anunciar que a Reserva Natural das Ilhas Selvagens será a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa.

O presidente do Governo Regional presidiu hoje à cerimónia de apresentação pública do novo regime jurídico da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que decorreu no salão nobre do Executivo madeirense.

Na oportunidade, Miguel Albuquerque explicou que a aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens vai fazer crescer significativamente a proteção das águas do Arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta Reserva.

Esta decisão é suportada por estudos científicos, jurídicos e por dados recolhidos em expedições realizadas nos últimos anos.
O líder madeirense disse ainda que o alargamento desta Reserva, pelo Governo Regional, «vem fortalecer o compromisso da Madeira no reforço da proteção daquele que é o ecossistema mais intacto do Atlântico Nordeste».

«A Madeira tem sido uma referência mundial em matéria de políticas de Conservação da Natureza, ficando este aspeto ainda mais reforçado com esta medida», enalteceu Miguel Albuquerque.
Na oportunidade, Miguel Albuquerque reforçou esperar que este exemplo de defesa ambiental possa “servir de inspiração para que outros decisores tomem medidas semelhantes, no sentido da preservação dos nossos oceanos”.

O governante disse ainda que o reforço da proteção das Ilhas Selvagens irá contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, incluindo muitas com interesse comercial.
Por outro lado, assegurará igualmente a integridade dos ecossistemas, contribuindo para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste.

Esta decisão permitirá também a promoção do desenvolvimento económico da Região Autónoma da Madeira, através da valorização do seu capital natural.

A declaração desta área marinha de proteção total abrange um território de 2.667 km2, numa área de 12 milhas náuticas ao redor das Ilhas Selvagens. É nesta extensão que todas as espécies aí existentes passam a estar totalmente protegidas de atividades extrativas, como a pesca ou a exploração de inertes.

Esta iniciativa conta com o apoio direto da Fundação Oceano Azul, da National Geographic e do Waitt Institute, entidades que contribuíram para a obtenção de dados que, entre outros, sustentam cientificamente a decisão hoje anunciada. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.