Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Governo Regional investe mais de 1,1 ME no plano de combate a fogos

O POCIR 2022 é um investimento do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, no valor superior a 1 milhão e 100 mil euros. 17-06-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional investe mais de 1,1 ME no plano de combate a fogos

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, apresentou o Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais – POCIR, para o ano 2022, no dia 14 de junho, através de um exercício que visou testar as dimensões do Sistema de Gestão de Operações em situação real, bem como o planeamento e a condução de uma operação conjunta, em resposta a situações que poderão ocorrer durante a vigência do mesmo.

Este plano entra em vigor no dia 15 junho e prolonga-se até 30 novembro 2022, tendo como principal finalidade garantir a coordenação e a intervenção dos vários agentes de proteção civil, nomeadamente, dos Corpos de Bombeiros da Ilha da Madeira, do Corpo de Polícia Florestal do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Guarda Nacional Republicana – UEPS, das Forças Armadas – Exército e Polícia de Segurança Pública, contando também com outros organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente e da floresta contra incêndios.

O POCIR 2022 conta com um dispositivo de intervenção permanente composto por Equipas de Combate a Incêndios Rurais - ECIR, oficial de ligação no Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro – CIC-CROS e meio aéreo e respetiva brigada helitransportada, de forma a garantir uma eficaz e eficiente resposta às situações de Incêndios Rurais, sendo que este Dispositivo pode vir a ser reforçado de acordo com as necessidades.

O POCIR 2022 é um investimento do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, no valor superior a 1 milhão e 100 mil euros.


Anexos

Descritores