Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Madeira inicia programa de Rastreio de base populacional do Cancro do Colo do Útero 

O rastreio do Cancro do Colo do Útero está sob a coordenação da médica do SESARAM, EPERAM, Isabel Oliveira.  04-08-2022 Saúde e Proteção Civil
Madeira inicia programa de Rastreio de base populacional do Cancro do Colo do Útero 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu, no dia 4 de agosto, à apresentação do Programa de Rastreio de base populacional do Cancro Colo do Útero, destinado a mulheres dos 25 aos 60 anos, a implementar na Região Autónoma da Madeira. O programa iniciou no Centro de Saúde do Jardim da Serra, no dia 4 de agosto, localidade pioneira neste rastreio, programado para decorrer semanalmente, às terças e quartas-feiras. 

 

Entre 2018 e 2020, foram diagnosticados 48 casos de cancro do Colo do Útero na RAM. Na sua intervenção, o responsável pela tutela da Saúde na região, realçou que este rastreio tem por objetivo “detetar precocemente, num período em que sabemos que a doença pode aparecer”, permitindo aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes. 

 

Pedro Ramos, lembrou o início do rastreio do Cancro do Cólon e Reto, no Centro de Saúde da Calheta, no dia 28 de julho, e disse ainda que este ano dar-se-á início ao Rastreio de Acuidade Visual Infantil, totalizando cinco rastreios de base populacional na região. 

 

Refira-se que a realização do rastreio oportunístico do cancro do Colo do Útero já iniciou na RAM há alguns anos, porém, a partir de agora, este rastreio deixa de ser oportunístico e passa a ser de base populacional. 

 

No Jardim da Serra são elegíveis para rastreio 681 mulheres na faixa etária preconizada (o rastreio do cancro do colo do útero não está indicado para mulheres com patologia ginecológica prévia).  

 

No dia 10 de agosto, dar-se-á início a este rastreio também na Freguesia do Porto da Cruz. 

 

O rastreio do Cancro do Colo do Útero está sob a coordenação da médica do SESARAM, EPERAM, Isabel Oliveira. 

  

A equipa operacional do rastreio é composta por: 

  

Coordenação Estratégica: 

Direção Regional de Saúde 

Entidade Financiadora: 

Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM 

Coordenação técnica e operacional: 

SESARAM, E.P.E. 

Coordenação Técnica: 

Médico especialista em Ginecologia/Obstetrícia, Luís Farinha 

Adjunta da Direção de Enfermagem para os Cuidados Primários, Enfermeira Ana Gouveia 

Coordenador do ACES 

Médico de Medicina Geral e Familiar, Fábio Camacho 

Coordenadora do Rastreio do Cancro do Colo do Útero: 

Dra. Isabel Oliveira 

Enfermeiras que vão dar apoio a este Rastreio no Jardim da Serra 

Enfermeira Olívia Freitas 

Enfermeira Conceição Câmara 

 

As convocatórias nesta freguesia estarão sob a responsabilidade da Coordenadora Técnica, Dalila Caires. 

 

A apresentação do Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero decorreu na sala Polivalente da Junta de Freguesia do Jardim da Serra, foi presidida pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e contou com a intervenção da subdiretora regional da Saúde, Bruna Gouveia, e da Coordenadora do Programa no SESARAM, Isabel Oliveira.