Pesquisar

SESARAM integra projeto "Anos Incríveis"

A eficácia do programa "Anos Incríveis" tem sido amplamente demonstrada na prevenção e intervenção precoce em problemas de comportamento nas crianças. 11-08-2022 Saúde e Proteção Civil
SESARAM integra projeto "Anos Incríveis"

O Serviço Regional de Saúde, em parceira com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e o Instituto de Segurança Social da Madeira, implementou o programa parental básico “Anos Incríveis”.

 

A eficácia do programa "Anos Incríveis" tem sido amplamente demonstrada na prevenção e intervenção precoce em problemas de comportamento nas crianças.

 

Este programa enquadra-se na metodologia de trabalho intersetorial (Educação, Saúde e Segurança Social) do projeto regional para a parentalidade e está a ser dinamizado pelos psicólogos com formação certificada no programa Anos Incríveis para Pais, em vários concelhos da região.

 

O primeiro grupo deste projeto iniciou a sua formação no dia 25 de março e contou com a participação de 8 famílias.

 

O projeto tem o alinhamento de 14 sessões semanais, 20 sessões para os pais de crianças com outros diagnósticos, com uma duração de duas horas e utiliza uma abordagem colaborativa, centrada na promoção de práticas educativas positivas.

 

O objetivo principal é desenvolver medidas de apoio que potenciem a capacidade parental dos pais e/ou prestadores de cuidados, promovendo a competência social, emocional e académica das crianças, bem como, prevenir e reduzir problemas de comportamento, de forma precoce e eficiente, contribuindo assim para uma intervenção mais eficaz ao nível da parentalidade positiva.

 

As psicólogas do Serviço de Pedopsiquiatria do SESARAM, EPERAM, responsáveis pela implementação deste projeto no Hospital Dr. Nélio Mendonça são Catarina Homem Costa, Mary Soares e Raquel Gouveia.

 

Para maior detalhe sobre o projeto em causa, apresnetamos em anexo quatro ficheiros em áudio das psicólogas referenciadas e de uma das formandas deste projeto, Carina Pimenta.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.