Pesquisar

Construção e imobiliário têm sido importantes aliados da economia regional

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, agradeceu, esta manhã, no Hotel Savoy Palace, o papel e o peso do sector da construção e do imobiliário para que a Região e a economia regional tenham superado as dificuldades decorrentes da pandemia COVID. 25-11-2022 Economia
Construção e imobiliário têm sido importantes aliados da economia regional

Rui Barreto, que falava na conferência “Madeira, na Rota do Investimento Imobiliário”, organizada pelo JM e pela APEMIP, destacou também a segurança jurídica, a estabilidade política e a estabilidade governativa, um governo liberal que apoia a Economia, que garantiram a confiança dos investidores e que permitiram os atuais indicadores de desenvolvimento. 
Efetivamente, disse Rui Barreto, de acordo com as previsões, estima-se que a economia regional vá crescer, este ano, acima dos 7%, estimando-se que venha a atingir o mais alto valor do seu Produto Interno Bruto (PIB), alcançando os 5,6 mil milhões de euros.
A par disso, Rui Barreto disse que tem também sido muito importante o trabalho em rede que vem sendo desenvolvido na Região, envolvendo importantes parceiros e potenciando o alcance e os benefícios para os madeirenses e porto-santenses, apontando, a título de exemplo, a Universidade da Madeira, a ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação), a Startup Madeira e a Invest Madeira. Este trabalho em rede com as diferentes instituições, em cooperação, tal como referiu, “cria valor e resultados”.
Ainda a propósito da performance económica, Rui Barreto disse que foi com essa dinâmica económica e social que foi possível gerar mais emprego, com mais de 125.200 mil pessoas a trabalhar, o maior número de sempre, aliado a uma das mais baixas taxas de desemprego dos últimos anos.
Convidado para falar sobre a “Madeira enquanto destino de investimento imobiliário – fatores de atração”, o secretário regional da Economia enumerou algumas das oportunidades, resultantes também da aposta que tem sido feita pelo Governo Regional nas comunicações e que permitiram o desenvolvimento de projetos como os “Nómadas Digitais”, mas também o desenvolvimento das áreas tecnológicas que já se vêm refletindo em volume de negócios.
Além disso, apontou também outros atrativos, desde logo no plano da saúde, onde se inscreve a construção do novo hospital universitário da Madeira, mas também no plano da fiscalidade, com a mais baixa carga fiscal do país, entre outros instrumentos, como as autorizações de residência para investimento, que têm permitido alavancar mais investimento, mas também a importação de conhecimento.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.