Pesquisar

Pensar o Mar para o Futuro, sem esquecer o Presente

A importância do Mar é central para o desenvolvimento económico e social da Madeira. 24-07-2023 Mar e Pescas
Pensar o Mar para o Futuro, sem esquecer o Presente

O Mar, tudo o que ele representa, envolve e movimenta tem uma importância central para a Região. Seja a nível económico, através das Pescas, do Turismo, e da Investigação, seja, como imaginário histórico e território sociocultural para todos os madeirenses.

 

A Economia Azul é responsável por 10% do emprego na Madeira, e tem o mesmo peso no PIB regional. Desde a primeira hora, que este Governo Regional assumiu com o Mar e com a sua Defesa, um Forte e Empenhado compromisso que não se esgota nas palavras. Pelo contrário, tem sido consubstanciado em ações e medidas concretas que apontam ao Futuro, mas não esquecem o nosso passado nem os grandes desafios do Presente que vivemos.

 

Ao nível da Pescas, foram concluídos investimentos estruturais como a nova Lota do Funchal, a Unidade Externa de Gelo na Lota do Caniçal ou o novo Sistema de Gestão das Lotas e Entrepostos, que dá passos importantes na modernização e digitalização do setor. Ao mesmo tempo que estamos a abrir caminho para a tão desejada renovação da frota espadeira.

 

Um investimento que tem tanto de fundamental como de necessário, e que será feito de forma responsável, concretizado apenas, diga-se, com verbas do Orçamento Regional. Pois, uma vez mais, a República mostrou-se indisponível para colaborar com a Madeira nesta matéria tão importante para a Pesca Regional. Uma falta de solidariedade com os pescadores madeirenses que se repete sempre à sombra do silêncio cúmplice e comprometido da oposição, que tudo exige na Madeira, mas conspira em Lisboa contra os madeirenses.

 

Mas não nos demovem do nosso foco. Vamos continuar a apoiar o setor, como temos feito até aqui com cerca de dois milhões de euros anuais para compensar custos de produção e energéticos. E vamos continuar a olhar o Mar na sua plenitude. Desde a costa até para lá do horizonte. Não nos perderemos na espuma dos dias. Porque o Mar, o nosso Mar, é tanto Pesca, como é cartaz turístico, é preservação, é biodiversidade e laboratório vivo de investigação. Neste capítulo, a Direção Regional do Mar tem feito um trabalho notável. Nas escolas promovendo a literacia dos oceanos, e na investigação científica, mostrando todas as potencialidades do nosso património azul.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.