Pesquisar

DRS atua em contexto laboral através do projeto "Uma Pausa para a Prevenção”

O local de trabalho tem uma grande influência na saúde dos trabalhadores, com impacto nas suas famílias, na comunidade e por isso mesmo, é um espaço privilegiado para prevenir riscos psicossociais. 26-03-2024 Saúde e Proteção Civil
 DRS atua em contexto laboral através do projeto "Uma Pausa para a Prevenção”

Consciente das potencialidades do meio laboral para intervir ao nível da promoção da saúde e a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, a Direção Regional da Saúde (DRS), através da sua unidade operacional dedicada à intervenção nos comportamentos aditivos e dependências (UCAD), está a desenvolver um projeto de sensibilização de âmbito regional “Uma Pausa para a Prevenção”.

 

O local de trabalho tem uma grande influência na saúde dos trabalhadores, com impacto nas suas famílias, na comunidade e por isso mesmo, é um espaço privilegiado para prevenir riscos psicossociais.

 

O ambiente de trabalho pode condicionar, em particular, os consumos de substâncias psicoativas. Existem vários fatores de risco, como os ritmos de trabalho intensos, trabalho por turnos, acesso às substâncias, entre outros, que podem causar problemas de saúde, induzindo o consumo de medicamentos, de álcool ou de outras substâncias.

 

São inúmeras as vantagens deste tipo de iniciativa preventiva nos locais de trabalho, designadamente a oportunidade de promoção da saúde da população ativa e de prevenção do consumo de substâncias psicoativas, mas também o encaminhamento no caso de eventuais dependências.

Assinala-se ainda que a promoção da saúde no local de trabalho contribui para o crescimento e produtividade das empresas beneficiando, assim, os colaboradores e as organizações.

 

No âmbito deste projeto, durante o mês de abril, será realizada formação a 50 Profissionais, incluindo Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho, enquanto agentes de prevenção, por forma a dotá-los de competências técnicas e ferramentas para intervirem ao nível da prevenção do consumo de substâncias psicoativas nos locais de trabalho onde estão integrados.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.