Pesquisar

Pedro Rodrigues destaca aposta nas renováveis durante visita às obras dos parques eólicos

A visita teve como objetivo acompanhar a evolução da “Empreitada de Construção dos Parques Eólicos do Loiral III e do Paul”, adjudicada, após concurso público, pelo valor global de 19.652.950,00 € e com um prazo de execução de 435 dias. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2025. 09-07-2026 Equipamentos e Infraestruturas
Pedro Rodrigues destaca aposta nas renováveis durante visita às obras dos parques eólicos

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitou, esta quinta-feira, os trabalhos em curso nos Parques Eólicos do Loiral III e do Paul, projetos promovidos pela ENEREEM - Energias Renováveis, Lda., que se inserem na estratégia do Governo Regional de reforço da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

 

A visita teve como objetivo acompanhar a evolução da “Empreitada de Construção dos Parques Eólicos do Loiral III e do Paul”, adjudicada, após concurso público, pelo valor global de 19.652.950,00 € e com um prazo de execução de 435 dias. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2025.

 

Segundo Pedro Rodrigues, este investimento “representa o compromisso do Governo Regional com a transição energética, através da valorização dos recursos endógenos da Madeira e da concretização de projetos estruturantes que aumentam a capacidade renovável instalada, reduzem a dependência energética do exterior e contribuem para um futuro mais sustentável para a Região”.

 

A empreitada contempla o fornecimento, montagem, ensaios e colocação em serviço dos parques eólicos localizados nos concelhos da Calheta e da Ponta do Sol. No Parque Eólico do Loiral III está previsto o sobreequipamento com dois novos aerogeradores, com uma potência global de 7,6 MW, enquanto no Parque Eólico do Paul está em curso o reequipamento com um aerogerador de 3,8 MW.

 

Este investimento tem como objetivo reforçar a capacidade de produção de energia renovável na Madeira, através do aproveitamento do recurso eólico, contribuindo para uma matriz energética mais limpa, eficiente e resiliente. Do ponto de vista ambiental, permitirá reduzir a utilização de combustíveis fósseis na produção de eletricidade, diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e reforçar a sustentabilidade do sistema elétrico regional, em linha com a estratégia de descarbonização da Região Autónoma da Madeira.

 

No Loiral III decorrem atualmente os trabalhos de execução da fundação do aerogerador n.º 1, incluindo a execução da rede de terras.

 

No Parque Eólico do Paul, encontra-se em fase de conclusão a fundação do aerogerador. Encontra-se igualmente em execução a vala de interligação do novo aerogerador ao Posto de Corte existente, estando prevista a betonagem durante os próximos dias.

 

Com a concretização destes projetos, o Governo Regional dá continuidade à estratégia de promoção das energias renováveis, contribuindo para a menor dependência dos custos dos combustíveis fósseis, para o aumento da produção de energia limpa na ilha da Madeira e para a descarbonização do sistema elétrico regional, com vista ao cumprimento das metas de sustentabilidade definidas para a Região Autónoma da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.