Pesquisar

Apoios até 80% para jovens agricultores

Através do PEPAC R.A.Madeira. 06-08-2026 Agricultura e Pescas
Apoios até 80% para jovens agricultores

Estão abertas as candidaturas ao apoio destinado a jovens agricultores que pretendam realizar investimentos de pequena dimensão nas suas explorações agrícolas.

A intervenção (F.1.2.1- Investimentos de pequena dimensão), integrada no PEPAC R.A. Madeira, disponibiliza neste aviso uma dotação de 450 mil euros para apoiar projetos que contribuam para a modernização das explorações, aumento da produção, melhoria da qualidade dos produtos e adoção de práticas mais sustentáveis.

Podem candidatar-se jovens agricultores com explorações agrícolas registadas na Região, sendo elegíveis investimentos entre mil e 20 mil euros.

O apoio é concedido a fundo perdido, com uma comparticipação de 75% do investimento elegível, podendo chegar aos 80% de acordo com as majorações previstas, nomeadamente se a candidatura envolve modo de produção biológica ou produção integrada.

São valorizados projetos que apostem em áreas como energias renováveis, tecnologias digitais aplicadas à agricultura, sistemas de rega mais eficientes, modernização de equipamentos e melhoria das condições de produção.

“Esta é mais uma intervenção agora disponível aos jovens empresários que queiram investir neste sector e, acima de tudo, dotá-lo de tecnologia e informação” frisou o secretário regional de Agricultura e Pescas sublinhando a importância do curso de empresário agrícola para obtenção destes apoios ou a comprometerem-se a concluí-lo num prazo de 30 meses.

“É uma formação gratuita e que está disponível através da Escola Agrícola”, frisou o responsável.

Além deste apoio, Nuno Maciel recordou que um jovem agricultor (entre 18 e 40 anos) que pretenda investir no sector pela primeira vez pode ainda candidatar-se ao “Prémio à Instalação de Jovens Agricultores”, com valores que variam entre os 12 e os 35 mil euros, consoante a área da exploração e consoante a atividade seja exercida a título principal ou não.

“É um grande incentivo a todos os que queiram começar a investir nesta área. Além do apoio ao investimento a fundo perdido, que pode chegar aos 80%, os jovens agricultores que ainda não tenham atividade podem-se candidatar ao “Prémio à primeira instalação de jovens agricultores”, referiu Nuno Maciel.

A seleção das candidaturas terá em conta critérios como a sustentabilidade ambiental, a localização dos investimentos, a criação de emprego e o contributo para a inovação e competitividade das explorações agrícolas.

As candidaturas podem ser apresentadas até às 17h00 de 3 de novembro de 2026, através do portalpepac.madeira.gov.pt

Este apoio pretende incentivar a instalação de jovens no setor agrícola, promover a renovação geracional e reforçar uma agricultura regional mais moderna, eficiente e sustentável.

Recorde-se que o programa comunitário conta com uma dotação global de cerca de 141 milhões de euros, sendo 85% financiados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural, sendo que os restantes 15% são assegurados pelo Orçamento da Região. Este montante poderá traduzir-se num impacto superior a 200 milhões de euros na economia regional, resultado do investimento direto dos operadores privados.

O Plano foi dado a conhecer em todos os concelhos da região, numa iniciativa que contou com muitas centenas de agricultores e possíveis investidores no ramo agrícola.

Em caso de dúvida, os interessados poderão contactar a Autoridade de Gestão do à PEPAC R.A Madeira, através do 291 209 609, nos dias úteis, das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h, ou enviar um email para pepacramadeira@madeira.gov.pt.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.