Pesquisar

Universidade da Madeira tem crescimento notável

Prestígio adquirido é graças aos seus profissionais 22-10-2026 Presidência
Universidade da Madeira tem crescimento notável

O presidente do Governo Regional sublinhou hoje que «a Universidade da Madeira continua o seu processo de crescimento, de maturidade, de consolidação como instituição fundamental do desenvolvimento da Região Autônoma da Madeira».

Miguel Albuquerque falava nas instalações universitárias, na Reitoria, onde hoje se assinalou a abertura do Ano Académico. E onde sublinhou ser importante que, «independentemente de algumas circunstâncias que têm de ser retificadas», se tenha a noção do «processo de consolidação da Universidade da Madeira, que foi um processo muito rápido, onde a universidade adquiriu um grande prestígio, graças aos profissionais que aqui trabalham nesta casa». 


E os passos, enfatizou, que foram dados, foram passos muito importantes. «Ainda agora estamos numa fase de retificar outra vez uma injustiça, que é a circunstância de a Universidade poder ter a sua majoração dos 30%, relativamente à transferência de verbas do Estado para o Ensino Superior», lembrou.

Neste sentido, anunciou: «Nós temos, neste momento, um compromisso do Governo Nacional, de que vai ser inserida já no Orçamento do Estado essa retificação a três anos. A majoração será alcançada 10 por cento em cada ano».

O governante admitiu que, até consequência desse processo de crescimento da Universidade, uma das principais carências é a dificuldade de arranjar alojamento para os estudantes. Mas, «é importante também dizer que a Universidade tem, neste momento, em construção 180 camas em São Roque, a complementar as camas que já existem na zona velha da cidade». 


Por outro lado, defendeu que «o crescimento da Universidade também vai ter a sua estrita ligação à Madeira e ao novo Hospital Central e Universitário da Madeira».

«Em 2027 vamos para o quarto ano do curso de medicina, vamos ter aqui um curso altamente prestigiado no medicina. E possivelmente vamos integrar e alargar o quadro de formação da enfermagem», anunciou ainda.

Por outro lado, defendeu que estar-se «a olhar para as universidade como um lugar de criação de empregos é perigoso». «Porque a universidade tem uma função de alargar os horizontes e sobretudo a cultura e a capacidade crítica dos cidadãos», recordou.. 


«As universidades não são fábricas para empregos. São áreas de reflexão da cultura superior e do reflexão crítica sobre o mundo», insistiu.

Desta forma, na sequência da função que considera primordial para uma universidade, a de reflexão crítica, referiu ser fundamental que se atente a que «estamos perante uma mudança geopolítica mundial muito importante, com repercussões na nossa vida individual, na nossa vida coletiva, nos países, nas regiões».

«Quando nós estamos numa instituição como uma Universidade não nos podemos abstrair daquilo que se passa no mundo. Uma Universidade é uma instituição universal, de conhecimento universal, aberta ao mundo», advogou.

Miguel Albuquerque diz que «a Universidade da Madeira é uma porta aberta ao mundo», pelo que é fundamental que se reflita sobre o que se está a passar na Europa, sobre aquelas que são as alterações geopolíticas do mundo. «Temos que saber exatamente aquilo que neste momento são os vetores fundamentais da geopolítica mundial». Perfilhou.

Depois recordou o papel dominante dos Estados Unidos, o desafio que a China vem promovendo a esse domínio de há anos a esta parte, que faz com que apesar da aproximação importante por parte dos chineses os norte-americanos liderem ainda em quase todos os vetores. E é essa luta por esse poder que tem levado aos acontecimentos recentes e às alterações na geopolítica mundial.

«Potência dominante, Estados Unidos. Potência emergente China. E tudo, neste momento, o que é que se passa do mundo está à volta destas duas variáveis», sintetizou, a concluir.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.