A função principal da escola, o que se espera dela, é dar competências aos indivíduos para que se integrem o melhor possível na sociedade, é prepará-los para conseguirem adaptar-se aos desafios que irão encontrar.
É na Escola que crianças e jovens passam parte substancial dos seus dias, onde se desenvolvem interações intra e inter geracionais, com impactos que irão durar longos anos até marcar decididamente a vida das pessoas. No fundo é a instituição de socialização primordial nas sociedades desenvolvidas.
Na escola, tal como se aprende o conteúdo curricular, inevitavelmente aprende-se a ser e a viver. Assim, é fundamental, desenvolver projetos e iniciativas de prevenção que promovam comportamentos saudáveis, libertos do consumo de substâncias psicoativas.
A intervenção será tanto mais eficaz se permitir que as estratégias sejam desenvolvidas ao longo do tempo, de forma continuada, tendo em conta as diferentes etapas do desenvolvimento da criança e do jovem. Para tal, é premente enquanto estratégia em Meio Escolar, envolver toda a comunidade Educativa, por forma a promover, implementar e reforçar a promoção da saúde e a prevenção da doença, contribuindo dessa forma para uma sociedade saudável, no geral e mais livre de drogas, em particular.
Fontes:
- Becona "Bases científicas de la prevención de las drogodependencias". Plan Nacional sobre Drogas. Madrid 2002.
- Vilar G., Pissarra P., Frango P., Melo R. (2013) Linhas Gerais de Orientação à Intervenção Preventiva nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. SICAD.
- WHO, 2000, in Matos, 2008. Consumo de substâncias - Estilo de Vida? À Procura de um Estilo? Instituto da Droga e da Toxicodependência.