A missão da equipa coordenadora da Convivialidade Escolar da DRE, no âmbito da Consultoria às escolas, passa por auxiliar cada instituição a desenhar uma intervenção à sua medida ou a reforçar o conjunto de medidas que já possui e inventariar os meios necessários (humanos, materiais e formativos), para que o plano de ação a favor da convivialidade e de um melhor clima escolar, seja uma realidade no maior número de escolas possível. Os planos de cada escola poderão incluir iniciativas dirigidas a toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação) e a possibilidade de envolver igualmente parcerias com a comunidade envolvente, nomeadamente, os serviços de saúde pública, assistência social, comissão de proteção de crianças e jovens e escola segura. As iniciativas já existentes nas escolas com fins similares, quando bem-sucedidas, devem ser integradas no plano de ação e este pode ser partilhado com outras escolas. A comunicação regular entre as escolas e a equipa coordenadora é fundamental para assegurar a supervisão (acompanhamento), a avaliação e o eventual reajustamento da intervenção. Deste modo, pretende-se realizar, periodicamente, reuniões com os professores responsáveis em cada escola, pela Convivialidade Escolar, para se analisar, conjuntamente, os progressos de cada instituição em particular. Desta forma, criamos a Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar, para que as escolas possam contar com o apoio da nossa equipa sempre que necessário: https://cutt.ly/qfCaC2E
Para elaboração do plano de ação de cada escola deixamos, em anexo, algumas estratégias que são o resultado da pesquisa da literatura especializada e as reais possibilidades apresentadas pelas escolas que participaram na fase de diagnóstico e implementação do Projeto da Convivialidade Escolar.