Instalações por Cabo para Transporte de Pessoas
Para as instalações por cabo para o transporte de pessoas que abrangem os funiculares, os teleféricos e ainda outros sistemas com características próprias mas que têm em comum o transporte de pessoas em veículos ou aparelhos cuja sustentação e ou tração é assegurada por cabos dispostos ao longo do percurso efetuado, importa garantir a observância de padrões elevados de segurança na conceção, construção, colocação em serviço, exploração e fiscalização das instalações.
Legislação
Decreto Legislativo Regional n.º 8/2021/M, de 30 de abril - Adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 34/2020, de 9 de julho, que define o regime aplicável à construção, modificação, colocação em serviço, exploração e fiscalização das instalações por cabo para o transporte de pessoas
Regulamento (UE) n.º 2016/424, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2016, relativo às instalações por cabo.
Portaria n.º 8/2014, de 10 de fevereiro - Fixa as taxas a cobrar por atos relativos às instalações por cabo para transporte de pessoas na RAM.
- Fixa as taxas a cobrar por atos relativos às instalações por cabo para transporte de pessoas.
LINKS DE INTERESSE
Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P.
O.I.T.A.F. - International Organization for Transportation by Rope
TELEFÉRICOS INSTALADOS NA RAM
As instalações por cabo para o transporte de pessoas, abrangem os teleféricos, funiculares, telesquis e ainda outros sistemas com características próprias mas que têm em comum o transporte de pessoas em veículos ou aparelhos cuja sustentação e ou tração é assegurado por cabos dispostos ao longo do percurso efetuado.
Na Madeira, a primeira instalação ocorreu com o Comboio do Monte, estudada e concebida pelo engenheiro português Raul Mesnier de Ponsard, inaugurada no ano 1893, que ligava a Zona do Pombal na Cidade do Funchal ao Terreiro da Luta, numa extensão de 3850 metros.
Não se tratava de um transporte por cabo, mas sim de um comboio de cremalheira, movido por uma máquina a vapor com uma potência de 40 CV.
Considerado um importante fator de desenvolvimento local, transportou habitantes, turistas e mercadorias durante 50 anos, encerrando definitivamente em 1943.
No ano 1997, entra em funcionamento o primeiro teleférico na Região(Teleférico da Rocha do Navio – Santana), do tipo bicabo/vaivém, constituído por duas cabinas de 6 passageiros cada.
É uma instalação bastante pitoresca com uma vista fantástica sobre a reserva natural da Rocha do Navio.
No ano 2000, entra em funcionamento o Teleférico da Cidade do Funchal, que é uma referência a nível nacional no que concerne a este tipo de instalações, já que é a que possui o maior trajeto(3180 metros), o maior desnível(558 metros), ligando a Zona Velha do Funchal à freguesia do Monte, proporcionando uma vista deslumbrante sobre a Cidade do Funchal.
Este teleférico é do tipo telecabina, incluindo 39 cabinas( 7 passageiros cada) de porta automática.
Os restantes teleféricos(Achadas da Cruz, Cabo Girão, Jardim Botânico e Garajau) foram entrando em funcionamento a partir do ano 2000, sendo o último o teleférico da Fajã dos Padres.
Na Região, A Direção Regional da Economia e Transportes, ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 8/2021/M, é a entidade responsável pelo licenciamento e fiscalização de instalações por cabo para o transporte de pessoas.
À semelhança do antigo Comboio do Monte, os teleféricos em atividade, representam um importante fator de desenvolvimento local e regional, transportando turistas e habitantes a locais de difícil acesso, proporcionando momentos de elevada beleza e descontração.
Na área técnica, e face ao “Know How” adquirido, existem empresas locais que prestam serviços técnicos a outras instalações localizadas fora da Região.
Teleférico da Cidade do Funchal
Localização: Monte – Funchal
Entrada em serviço: 2000.
Entidade Exploradora: Teleféricos da Madeira S.A
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Doppelmayer
Tipo:Telecabina
Curso: 3180 m.
Desnível: 558 m.
Inclinação média: 17%.
N.º de pilares intermédios: 11.
Vão máximo entre transporte: 530 m.
N.º de cabinas: 39.
Capacidade da cabina: 7 passageiros.
Capacidade máxima de transporte: 800 pessoas/hora.
Tração: Estação superior.
Sistema de tração: Motor eléctrico de CC de 314 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor diesel de 132 KW, com transmissão hidráulica.
Diâmetro do cabo trator: 43 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 5 m/s
Tempo de viagem: 18 min.
https://madeiracablecar.com/
Teleférico do Jardim Botânico
Localização: Monte – Funchal
Entrada em serviço: 2005.
Entidade Exploradora: MTA - Transportes Alternativos da Madeira, S.A
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Poma.
Tipo: Telecabina
Curso: 1600 m.
Desnível: 220 m.
Inclinação média: 13%.
N.º de pilares intermédios: 7.
Vão máximo entre transporte: 588 m.
N.º de cabinas: 12.
Capacidade da cabina: 8 passageiros.
Capacidade máxima de transporte: 400 pessoas/hora.
Tração: Estação inferior.
Sistema de tração: Motor eléctrico de CC de 200 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor diesel de 53 KW, com transmissão hidráulica.
Diâmetro do cabo trator: 42,5 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 4 m/s
Tempo de viagem: 9 min.
http://telefericojardimbotanico.com/
Teleférico do Garajau
Localização: Garajau – Santa Cruz
Entrada em serviço: 2008.
Entidade Exploradora: CBG – Complexo Balnear do Garajau, Ld.ª
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Doppelmayer.
Tipo: Bicabo-Vaivém
Curso: 250 m.
Desnível: 152 m.
Inclinação média: 77%.
Vão máximo entre transporte: 588 m.
N.º de cabinas: 2.
Capacidade da cabina: 8 passageiros.
Tração: Estação superior.
Sistema de tração: Motor eléctrico de CA de 45 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor eléctrico de CA.
Diâmetro do cabo carril: 28 mm.
Diâmetro do cabo trator: 16 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 4 m/s
Tempo de viagem: 2 min.
Teleférico das Fajãs do Cabo Girão
Localização: Cabo Girão – Rancho – Câmara de Lobos
Entrada em serviço: 2003.
Entidade Exploradora: Associação dos Agricultores das Fajãs do Cabo Girão.
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Doppelmayer.
Tipo: Bicabo-Vaivém
Curso: 415 m.
Desnível: 242 m.
Inclinação média: 72%.
N.º de cabinas: 2.
Capacidade da cabina: 8 passageiros/850 Kg.
Capacidade máxima de transporte: 154 pessoas/hora.
Tração: Estação superior.
Sistema de tração: Motor eléctrico de CA de 45 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor eléctrico de CA.
Diâmetro do cabo carril: 28 mm.
Diâmetro do cabo trator: 16 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 4 m/s
Tempo de viagem: 3 min.
Teleférico das Achadas da Cruz
Localização: Achadas da Cruz – Porto Moniz – ilha da Madeira.
Entrada em serviço: 2001.
Entidade Exploradora: Câmara Municipal do Porto Moniz.
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Reish.
Tipo: Bicabo-Vaivém
Curso: 619 m.
Desnível: 434 m.
Inclinação média: 98%.
N.º de pilares intermédios: 1.
N.º de cabinas: 2.
Capacidade da cabina: 6 passageiros.
Tração: Estação superior.
Sistema de tração: Motor eléctrico de CA de 30 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor elétrico de CA.
Diâmetro do cabo carril: 24 mm.
Diâmetro do cabo trator: 15 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 4 m/s
Tempo de viagem: 3 min.
Teleférico da Rocha do Navio
Localização: Rocha do Navio – Santana.
Entrada em serviço: 1997.
Entidade Exploradora: Câmara Municipal de Santana.
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Doppelmayer.
Tipo: Bicabo-Vaivém
Curso: 761 m.
Desnível: 296 m.
Inclinação média: 42%.
N.º de cabinas: 2.
Capacidade da cabina: 6 passageiros/480 Kg.
Capacidade máxima de transporte: 87 pessoas/hora.
Tração: Estação superior
Sistema de tração: Motor eléctrico de CA de 37 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor eléctrico de CA.
Diâmetro do cabo carril: 20 mm.
Diâmetro do cabo trator: 13 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 5 m/s
Tempo de viagem: 4 min.
Teleférico da Fajã dos Padres
Localização: Quinta Grande– Câmara de Lobos
Entrada em serviço: 2017
Entidade Exploradora: Sociedade Agrícola Fajã dos Padres Lda.
Fornecedor dos equipamentos eletromecânicos: Doppelmayer.
Tipo: Bicabo-Vaivém
Curso: 500 m.
Desnível: 316,2 m.
Inclinação média: 82%.
N.º de cabinas: 2.
Capacidade da cabina: 8 passageiros/850 Kg.
Capacidade máxima de transporte: 180 pessoas/hora.
Tração: Estação superior.
Sistema de tração: Motor elétrico de CA de 75 KW.
Sistema de tração de recurso: Motor elétrico de CA.
Diâmetro do cabo carril: 36 mm.
Diâmetro do cabo trator: 16 mm.
Sistema de acionamento: conversor eletrónico.
Velocidade máx: 6 m/s
Tempo de viagem: 2,2 min.
https://fajadospadres.com/faja/index.php/pt/