A aprendizagem das línguas é, per se, fator facilitador da comunicação num mundo em que o multilinguismo é uma realidade incontornável. O desenvolvimento da competência plurilingue dos cidadãos favorece o diálogo intercultural, esbate as diferenças e fortalece o desenvolvimento do ideário democrático-participativo da diversidade dos povos que comungam do ideal de União Europeia.
A língua alemã apresenta-se como uma das línguas estrangeiras preferenciais numa região turística como a Região Autónoma da Madeira (RAM). O domínio de línguas estrangeiras é uma competência relevante para a empregabilidade na RAM, para o desenvolvimento económico, assim como para a mobilidade que é essencial no âmbito do Projeto Europeu. Nesse sentido, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia estabeleceu em 2017 um Protocolo com o Instituto Goethe, organismo que promove a língua alemã em vários países, para a implementação de um projeto coordenado pela Direção Regional de Educação (DRE), intitulado Projeto Escolas-Piloto de Alemão (PEPA).
No âmbito deste protocolo de cooperação, que prevê que anualmente se realizem cursos de formação para docentes de Alemão como língua estrangeira, realizou-se no dia 23 de março, o Curso de Formação: Ideias para aulas interativas de alemão e workshops lúdicos de sensibilização para a língua.
Este curso pretendeu sensibilizar para a aprendizagem da língua alemã, do ensino da cultura e civilização, de forma interativa nas aulas de alemão, bem como transmitir aos professores ferramentas com o intuito de motivar alunos a aprender alemão, apresentar ideias didáticas criativas para enriquecer as aulas no dia a dia e facilitar a aprendizagem da língua.
No decurso desta formação, a Divisão de Ação e Inovação Pedagógica disponibiliza, em anexo, um Ebook onde consta o balanço do projeto PEPA nas escolas-piloto e ainda a compilação das atividades realizadas na formação.
Consulte aqui o Ebook PEPA: Projeto Escolas-Piloto de Alemão