O Governo Regional vai requalificar o Túnel Eng.º Duarte Pacheco, que liga a Boaventura ao Arco de São Jorge. O prazo de execução é de 215 dias, devendo a obra, que tem valor de adjudicação de 3.033.880 euros, iniciar-se no verão, de modo a estar pronta no segundo trimestre do próximo ano.
Todo o túnel será rebaixado, entre 1,5 metros a 2,5 metros, de modo a melhorar substancialmente as suas condições de circulação. A sua altura subirá para os 5,5 metros e será ainda pavimentado em toda a sua extensão (400 metros).
A compatibilização das novas cotas com as existentes será efetuada fora do túnel através de duas curvas de concordância de raio de 500 metros. Em termos transversais, a secção do túnel é de cerca de cinco metros, embora as secções críticas (que serão revestidas a betão) tenham uma largura aproximada de 4,80 metros.
A compatibilização da rasante existente com a nova rasante do túnel vai levar à necessidade de proceder a trabalhos de escavação para rebaixamento da rasante existente em profundidades que atingem a altura máxima da ordem dos 2,5 m, junto à entrada do túnel.
De forma a reduzir o condicionamento sobre a circulação rodoviária, os trabalhos serão realizados exclusivamente durante o período noturno, em horário a consertar entre o construtor, o dono de obra e com as autoridades competentes, permitindo a circulação do tráfego durante o período diurno.
Paralelamente, a circulação rodoviária intercalada com os trabalhos de escavação para rebaixamento da rasante irá obrigar à colocação e à remoção diária de material, entre períodos noturnos (obra) e diurnos (circulação). Este material irá servir para regularização da superfície e criação de rampas para vencer os desníveis entre as diversas fases de escavação, permitindo assim a circulação viária no interior do túnel.
Será ainda instalada nova sinalização vertical e horizontal.
O rebaixamento será realizado de forma faseada, prevendo-se que este seja realizado por camadas de 0,50 m de espessura até ser atingida a cota final de escavação. O rebaixo da secção do túnel por camadas de 0,50 m será realizado a toda a largura do túnel, com avanços variáveis em função das características do maciço rochoso a escavar.
A escavação em camadas de 0,50 m pretende garantir a disponibilidade de circulação do tráfego no interior do túnel durante o período diurno, sendo os trabalhos realizados em período noturno.
A beneficiação do Túnel Eng.º Duarte Pacheco irá promover um rebaixamento das cotas da rasante da ER 211, dentro do túnel e nas suas imediações, pelo que se torna necessário proceder ao dimensionamento de novas estruturas de pavimento nas secções afetadas.
Nas secções exteriores ao túnel optou-se por uma estrutura em pavimento flexível, sendo que no interior do túnel a opção recaiu sobre uma solução semelhante à existente, ou seja, uma estrutura em pavimento rígido. Este tipo de solução, para além de proporcionar maiores garantias ao nível de segurança contra incêndios, também facilita o seu próprio processo de manutenção.
Recorde-se que este é dos mais emblemáticos túneis da Região e que está previsto o lançamento da via expresso entre ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge. A ligação entre o Arco de São Jorge e a Boaventura deverá ficar para o próximo mandato, pelo que era necessário proceder à regularização deste túnel, que presentemente oferecia grandes constrangimentos ao tráfego local.