“Esta iniciativa superou as
expectativas do Governo Regional, não só pelo número de visualizações e
partilhas, mas sobretudo pelo “movimento” que se gerou entre os museus, os
músicos e as equipas que realizaram e produziram o projeto”, afirma o Secretário
Regional de Turismo e Cultura. “A partir do momento em que o projeto
iniciou as gravações, a 4 de maio e até à exibição do último videoclip a 29 do
referido mês, foi interessante verificar a interação dos museus e espaços
culturais, na partilha, nas suas páginas de Facebook, de todos os vídeos, o que
terá sido, inédito, já que os museus publicam habitualmente, apenas os seus
conteúdos”. Por outro lado, Eduardo Jesus destacou também a
divulgação feita pelos dez músicos, não só na publicação das suas interpretações,
bem como de cada um dos colegas. “Se pensarmos no efeito que esta partilha
teve, numa altura em que os músicos estavam privados de exercer a sua
atividade, sentimos que foi também uma forma de aproximar os artistas e
divulgar, numa primeira abordagem, dez museus do Governo Regional. Temos em
curso, novo projeto, mas fica para já, a intenção do Governo Regional realizar
nova abordagem aos museus”.
O projeto “Visitas Cantadas” que
teve a sua estreia a 20 de maio no canal youtube “Cultura Madeira”, bem como
nas páginas de facebook dos dez museus localizados nos concelhos da Calheta,
Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente, Machico e Funchal, totalizou até 2ª
feira, 13.900 visualizações no canal youtube, 22.518 nas páginas de Facebook,
5.355 no instagram e 1238 partilhas.
As interpretações de Vânia
Fernandes, Marta Rodrigues, Cristina Barbosa, Tiago Sena Silva, Lidiane
Duallibi, Vânia Baganho, Miguel Pires, Diana Duarte, Sofia Ferreira e Sofia
Almeida, no projeto “ Visitas Cantadas” encontram-se alojadas no canal youtube
“ Cultura Madeira”
https://www.youtube.com/channel/UCzMKf7rk709MP4roem_gHnQ/videos