A Direção Regional de Educação pretende levar às escolas um Ciclo de Encontros Formativos pensado intencionalmente para os Educadores de lnfância e Diretores de Escola. Está inclusivé aberto à participação de docentes do 1.º Ciclo que manifestem vontade em conhecer esta que é a Primeira Etapa da Educação Básica. Pretende-se que estes Encontros "Pensar d Educação de Infância em Cooperação" (PEIC) se afirmem como um espaço e um tempo de apoio à reconstrução de práticas e que conduzam à afirmação, nos nossos contextos educativos, de uma perspetiva lúdica e holística das aprendizagens na Educação de lnfância. Procura-se incentivar e apoiar processos colaborativos de autoformação cooperada e de desenvolvimento profissional dos educadores de infância de cada uma das escolas que escolha integrar este projeto, estabelecendo e alimentando, desejavelmente, novas redes de colaboração entre escolas. Este Ciclo de Encontros, dinamizado pela Educadora de lnfância Ângela Ferreira, Formadora na Direção Regional de Educação, é composto por 9 módulos que se debruçam sobre diferentes dimensões da Pedagogia para a lnfância e sobre Metodologias Participativas. Oferta formativa: Módulo 1 - Vamos pensar as nossas práticas educativas? (Workshop comum a todas as escolas participantes no projeto) - 3 horas Módulo 2 - Organização do Ambiente Educativo: o que nos dizem as OCEPE? - 6 horas Módulo 3 - Observar, Documentar, Planear e Avaliar na Educação de lnfância - 6h Módulo 4 - Para uma avaliação formativa e formadora na Educação de lnfância - Os Portefólios e as Histórias de Aprendizagem - 6 horas Módulo 5 - A Aprendizagem por Projetos Cooperativos e a Abordagem STEAM - Salas de Educação de lnfância - 9 horas Módulo 6 - Cuidar das Transições Educativas - 6 horas Módulo 7 - Escolas Amigas das Famílias: a urgência de estreitar relações de colaboração efetiva - 6 horas Módulo 8 - Criar ambientes seguros, saudáveis e desafiantes para a Primeira lnfância - 6 horas Módulo 9 - O Cesto dos Tesouros de Elinor Goldschmied - 6 horas Neste Ciclo de Encontros considera-se que os módulos 1, 2, 3 e 4 são estruturantes para a afirmação de uma Educação de lnfância mais respeitosa da Criança e dos seus Direitos, e por isso, têm de ser frequentados na sua totalidade como se consìituísse um só curso, isto é, os educadores de infância/docentes que se inscrevam no projeto PEIC terão necessariamente, de frequentar estes quatro primeiros módulos. Os módulos 5, 6, 7, 8 e 9 podem ser frequentados de uma forma independente, mas só podem ocorrer após a frequência dos quatro módulos iniciais. Cabe à Direção de Escola, em diálogo com os seus educadores de infância/docentes, conduzir a escolh a e a pa rticipação dos seus profissionais para a freq uência nos módu los facu ltativos (5, 6, 7 , 8 e 9) que se revelem mais adequados, não só às necessidades formativas dos seus educadores de infância/docentes, mas também às metas e objetivos quer do seu Projeto Educativo de Escola, quer dos Projetos Curriculares de Grupo. A manifestação de interesse em participar neste projeto e em cada módulo de formação terá de ser feita, numa primeira etapa, através do preenchimento de um formulário único, por escola, a que poderão aceder no segu inte link: https://teducativas,madeira.gov.pt/s/OBHSHMP