No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 2 de dezembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Os objetivos desta atividade são:
-Conhecer as práticas implementadas na organização e funcionamento do estabelecimento de educação e ensino como garante da equidade no sistema educativo regional, no quadro normativo vigente;
-Identificar as situações de constrangimentos no funcionamento da escola, que se possam traduzir em prejuízo para o erário público, os docentes, as crianças e os alunos;
-Produzir conhecimento relevante em sede das condições de funcionamento do ano letivo, nos estabelecimentos de 1.º ciclo, incluindo as valências de creche e de educação pré-escolar;
-Formular propostas à tutela visando a melhoria do sistema educativo regional.
A intervenção foi precedida de um contacto concretizado pela IRE, mediante o envio de um e-mail e um ofício, no qual foi comunicada a realização da ação inspetiva, os objetivos do estudo e a metodologia a utilizar.
Previamente, a equipa inspetiva contactou o órgão de gestão, agendou a reunião de início da intervenção, na qual explicou os procedimentos inerentes à dinâmica de implementação e execução do estudo, nomeadamente, a calendarização da intervenção, os documentos a serem disponibilizados para efeitos de consulta e os contactos disponíveis para clarificação das matérias em análise, entre outros aspetos considerados adequados.
Esta atividade tem prevista a deslocação à escola da equipa inspetiva para recolha de dados, porém, e atendendo ao público-alvo da nossa intervenção, tendo também em conta as medidas de combate à pandemia da doença Covid-19, os contactos com a escola foram à distância, à exceção das reuniões com o órgão de gestão da escola que foram realizados, presencialmente, nas instalações da Inspeção Regional de Educação.
Concluída a atividade, que teve início no ano escolar 2018-2019, será elaborado um relatório final.