Pesquisar

Orientação Profissional deve começar desde muito cedo

IQ, IP-RAM 15-03-2024 Instituto para a Qualificação
Orientação Profissional deve começar desde muito cedo

O Instituto para a Qualificação juntou, no dia 13 de março, técnicos dos Serviços de Psicologia e Orientação das escolas da RAM, encarregados de educação, professores e outros profissionais com interesse no tema da orientação Vocacional dos jovens, no evento “Encontro de Orientação Vocacional” subordinado ao tema “O papel dos diferentes intervenientes no processo de orientação”.

 

Para apoiar nesta reflexão, o IQ contou com a presença de Renato Carvalho, Presidente da Delegação Regional da Madeira - Ordem dos Psicólogos, que dinamizou o painel sobre “Pais, professores e psicólogos no Processo de Orientação”.

 

Já para o painel “Exploração e Desenvolvimento Vocacional de Jovens: Exemplos de Boas Práticas”, o IQ contou com o contributo de Maria do Céu Taveira, Professora associada no departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, que concluiu que a orientação profissional dos jovens deve começar precocemente, dando-lhes oportunidades para a exploração.

 

Para facilitar a partilha das diferentes dinâmicas e responsabilidades dos diversos intervenientes no processo de orientação, o IQ contou com a moderação de duas das suas psicólogas, Esmeralda Gouveia e Patrícia Inácio. Nesta “Mesa Redonda”, os presentes ouviram o testemunho de uma jovem formanda do Curso de Técnico e Instalações Elétricas - Centro de Formação Profissional da Madeira, de uma encarregada de educação de um jovem a frequentar a formação profissional, bem como de uma professora de uma psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António e Curral das Freiras e do Colégio Infante D. Henrique, respetivamente.

 

Este evento contou ainda com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. 

 

As iniciativas “Student shadowing: Vem ser nosso aluno por um dia!”, disponível durante o ano letivo, e a possibilidade das escolas trazerem os seus alunos a uma “Visita de Estudo” nos dias a 18 e 19 abril, foram apresentadas ao auditório por se tratarem de projetos que abrem as portas aos jovens para conhecerem de perto a realidade do ensino profissional.

A apresentação da Oferta Formativa do ano letivo 2024/2025 concluiu o Encontro, com especial tónica para os jovens, cujos cursos são cofinanciados pelo Programa Madeira 2030, através do Fundo Social Europeu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.