Pesquisar

Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás

Atas do Seminário: "Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás" que decorreu no dia 20 de setembro de 2018, no auditório do Conselho Nacional de Educação. 17-09-2020 Inspeção Regional Educação
Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás

"O Seminário Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás decorreu há cerca de dois anos no auditório do Conselho Nacional de Educação. O ponto de partida para a realização desta iniciativa foi o problema frequentemente identificado em Portugal no que respeita aos níveis de literacia, competências-chave e qualificações da população adulta. São conhecidas algumas das suas causas, nomeadamente a tardia “escolarização de massas” ou a intermitência e fraca relevância das políticas educativas neste setor.  

Este não é um problema exclusivo de Portugal e a União Europeia tem desenvolvido ações orientadas para elevar o nível de competências dos cidadãos, habilitando-os a enfrentar os desafios colocados pelo avanço da tecnologia, pelas mutações no mundo do trabalho e por problemas demográficos, ambientais e de cidadania.  

Refere-se frequentemente que as políticas de Educação ao Longo da Vida em Portugal têm sido influenciadas por duas abordagens distintas: a proposta pela UNESCO nos anos 70 do século passado, que conduziu a políticas de educação de adultos combinando as necessidades de crescimento económico e as crescentes exigências sociais e democráticas, baseada na emancipação dos adultos e a proposta pela União Europeia para a aprendizagem ao longo da vida que dá relevo à educação e formação de adultos para preparar os trabalhadores para serem mais produtivos. (...)" Manuel Miguéns, Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.