Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Diretores Escolares em Ação-Livro recentemente dado à estampa pela Fundação Manuel Leão: Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores...

Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores, pretendeu-se captar as condições de produção da sua ação e os seus efeitos plurais nas organizações escolares. 27-01-2021 Inspeção Regional Educação
Diretores Escolares em Ação-Livro recentemente dado à estampa pela Fundação Manuel Leão: Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores...

Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores, pretendeu-se captar as condições de produção da sua ação e os seus efeitos plurais nas organizações escolares.
O modo como os diretores escolares se autorrepresentam, espelhado nas suas respostas a um inquérito por questionário, constituiu uma entrada rica em informação e pistas interpretativas sobre as contradições inerentes à sua centralidade subordinada, à forma como gerem as margens relativas de autonomia e como lidam, sem resistências de maior, com o enfraquecimento da democraticidade da governação escolar.
Contudo, este desbravar de significados e representações ficaria incompleto se limitado às imagens produzidas unicamente pelos diretores. A compreensão dos processos de gestão e liderança exigiu uma aproximação empírica aos contextos concretos de atuação, que permitisse apreender o fluir das relações de poder que diariamente se tecem nas organizações escolares. Os quatro estudos de caso realizados permitiram, justamente, adentrar um pouco mais nas lógicas de gestão e liderança, nas relações de poder e de negociação, ao mesmo tempo que contribuíram para a compreensão dos padrões culturais que persistem para além das mudanças normativas e morfológicas. Os vários capítulos deste livro suscitam questionamentos diversos, sinalizam especificidades, mas também algumas regularidades que agora partilhamos com o leitor.

 

Licínio C. Lima é Prof. catedrático do DCSE, no IE-UM. É Prof. convidado em universidades de todo o mundo, Prof. visitante na Univ. de Milão-Bicocca e na Univ. Julius-Maximilians Würzburg. Leciona nos domínios da Sociologia das Organizações Educativas, Administração Educacional, Métodos de Investigação e Políticas de Educação de Adultos. Foi membro fundador do Instituto Paulo Freire de Portugal, da Sociedade Europeia de Investigação em Educação de Adultos, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Fórum Português de Administração Educacional. É autor de numerosas obras, publicadas em dezoito países e sete línguas.

Virgínio Sá é Doutor em Educação, área Organização e Administração Escolar. É Prof. associado do DCSE do IE-UM, do qual, atualmente, é diretor. É investigador associado do CIEd, membro do Grupo de Investigação Políticas, Governação e Administração da Educação Tem desenvolvido a sua atividade docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, no país e no estrangeiro. É autor e co-autor de diversos trabalhos académicos, publicados no país e no estrangeiro.

Leonor L. Torres é Prof. associada do DCSE e investigadora do CIEd. Doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar, tem investigado no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional, gestão e liderança escolar e excelência académica. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública. Desempenhou os cargos de Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico do IE (2013 e 2017), sendo atualmente Diretora do CIEd.

Maria Custódia Jorge da Rocha é Prof. auxiliar do DCSE. Possui Doutoramento e Pós-Doutoramento em Educação. Investiga nos domínios das Ciências Sociais da Educação e nas áreas de Conhecimento Organização e Administração Escolar. As principais problemáticas de análise são Educação, Democracia, Gestão, Género, Poder.

Guilherme Rego da Silva é docente e investigador do IE-UM, integrado no DCSE e CIEd. É doutorado em Educação, área Organização e Administração Escolar. Leciona e orienta trabalho académico, ao nível da formação inicial, contínua e especializada de professores e educadores. Tem vários trabalhos publicados. Colabora como editor em revistas académicas e tem participado na organização de congressos e encontros de natureza científica.

Daniela Vilaverde e Silva é Prof. auxiliar do DCSE – IE. É doutorada em Ciências da Educação, área Organização e Administração Escolar. É investigadora do CIEd do IE-UM. É autora e coautora de vários trabalhos académicos nos domínios da administração educacional, sociologia das organizações educativas e educação de adultos. Integra a equipa editorial da Revista Portuguesa de Educação. Atualmente, é Diretora da Licenciatura em Educação.

Fernanda Martins é Prof. auxiliar do DCSE – IEd. É Doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar. É investigadora do CIEd. Integra o grupo de investigação Políticas, Governação e Administração da Educação. Autora e coautora de trabalhos académicos publicados no país e no estrangeiro. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Ana Paula Macedo é Prof. coordenadora da Escola de Enfermagem da UM. É doutorada em educação. É investigadora, integrada no Núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. É colaboradora do CIEd-IE. Tem participado em vários projetos e concentrado a sua pesquisa no campo da Supervisão.

Maria João de Carvalho é doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar. É Prof. auxiliar na ECHS – UTAD e investigadora do CIIE – UP. É Diretora do Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Ciências da Educação e representante da ECHS na Comissão de Acompanhamento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) e Avaliadora Externa de Escolas. É autora de artigos científicos e livros.

 

Ficha técnica
Título: Diretores escolares em ação
Organização: Licínio C. Lima, Virgínio Sá, Leonor L. Torres
Autores: Ana Paula Macedo, Daniela Silva, Fernanda Martins, Guilherme Silva, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, M. Custódia Rocha, Maria João de Carvalho e Virgínio Sá
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2020
N.º de páginas: 300
ISBN: 978-989-8151-58-2
Dimensões: 140x215x15mm


Anexos

Descritores