Pesquisar

XVI Curso de Verão 2023, Desigualdades Sociais, Educação Inclusiva e Interculturalidade

Durante os próximos dias 13, 14 e 15 de julho tem lugar o XVI Curso de Verão 2023, Desigualdades Sociais, Educação Inclusiva e Interculturalidade, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 03-07-2023 Inspeção Regional Educação
XVI Curso de Verão 2023, Desigualdades Sociais,  Educação Inclusiva e Interculturalidade

A sociedade portuguesa caracteriza-se por uma grande diversidade cultural, heterogeneidade fenotípica e de pertença de classe, que os processos migratórios dos últimos 20 anos vieram acentuar de forma decisiva. A escola reflete esta heterogeneidade, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Os níveis de retenção, absentismo e sucesso escolar de minorias e classes de menor estatuto social ainda não são satisfatórios no plano nacional, sendo que muitas destas crianças partilham o insucesso escolar com situações de precariedade do tecido socioeconómico e com a fragilidade financeira das famílias, o que exige uma atenção redobrada de todos os atores sociais e escolares, em assegurar melhores condições de promoção de sucesso dos alunos e das alunas em situação mais vulnerável, promovendo uma sociedade mais igualitária e justa. Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as, tendo em atenção os seus contextos específicos, este curso tem como finalidade promover a reflexão sobre as desigualdades sociais e a integração destas crianças nas escolas, procurando assegurar, o mais possível, o seu sucesso escolar e promover melhores oportunidades na vida. Tendo em consideração o referido anteriormente, este Curso insere-se nos objetivos da Universidade do Minho e do Instituto de Educação em particular, ao procurar contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento científico e a formas e conteúdos que permitam construir práticas profissionais promotoras de sociedades mais reflexivas e contextos sociais, culturais e escolares mais inclusivos.

Masis informações em  https://www.ie.uminho.pt/pt/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=61985

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.