A Secretaria Regional de Turismo e Cultura assinou hoje um protocolo de cooperação com a Fundação Cecília Zino com vista à concretização do projeto intitulado “Passaporte Cecília Zino” que tem por objetivo estimular crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 ano a visitar centros de exposições, museus ou espaços culturais da Região sobretudo aqueles que possuam programação de exibições ou exposições temporárias.
Com a assinatura deste protocolo, passam a estar integrados na iniciativa, três museus e dois centros culturais tutelados pela SRTC, através da Direção Regional da Cultura, nomeadamente: o Museu Quinta das Cruzes, a Casa-Museu Frederico de Freitas, o Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava), o Centro Cultural da Quinta Magnólia e a Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro.
Na ocasião, O vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Cecília Zino, João Sá Mota, disse que o objetivo e que esta seja uma primeira edição do “Passaporte Cecília Zino”. “Vamos afinando pormenores que aliciem os jovens a visitar a oferta cultura que temos. Achamos que esta é uma maneira dos mais jovens criarem hábitos de consumo de cultura e que passe ser normal visitar e ir à procura de novidades nos museus”, disse.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, começou por agradecer à Fundação Cecília Zino “não só por esta iniciativa, mas por todas aquelas que tem vindo a desenvolver e que deixam definitivamente um contributo importante na afirmação da cultura da Região Autónoma da Madeira, para além da dimensão social que a fundação também tem deixado”.
Eduardo Jesus aproveitou ainda a ocasião para também enaltecer a colaboração que está prevista através da iniciativa. “Os museus têm utilidade quando são visitados e criar formas que possam promover essa apetência para a visita, é sempre um exercício muito bem-vindo”, disse ainda o governante, acrescentando que “o passaporte Cecília Zino enquadra-se claramente nessa lógica e julgo que vai entusiasmar os jovens a colecionar os carimbos e, acima de tudo, a perceberem a oferta cultural que a Madeira tem”.
“Ao mesmo tempo satisfaz-nos muito porque é uma oportunidade de chegar a um público que, regra geral, nos procura através dos serviços educativos. Se for possível essa procura acontecer em ambiente familiar, por uma celebração ou por uma outra motivação, é uma forma de colocar os museus no mapa das opções e preferências da população em geral”, acrescentou o secretário regional.
Deixou ainda a garantia de que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e a Direção Regional de Cultura em particular estão sempre abertas a novas iniciativas e a colaborar com a Fundação Cecília Zino, porque “convosco, este empenho, que naturalmente decorre de um interesse que é comum e que é bem superior às nossas prestações, é uma forma de engrandecer a nossa comunidade e de a fazer mais conhecedora e informada”.
Após a assinatura do protocolo, cerimónia na qual marcaram presença diretores e representantes dos serviços educativos dos vários museus e centros culturais abrangidos, foram distribuídos os passaportes e carimbos que, já a partir de amanhã, estarão disponíveis nos locais em causa.
Recorde-se que os jovens que sejam detentores destes passaportes, ao visitarem os espaços abrangidos por esta iniciativa, receberão carimbos comprovativos. A partir do final de junho 2022, os passaportes que tenham mais de 12 carimbos habilitar-se-ão a diversos prémios que serão depois sorteados.