Chegou a fazer entregas de flores na antiga Quinta dos Piornais, na capital madeirense. Além disso, entrou em corridas de bicicletas que se realizavam no Funchal. Em termos históricos, a Hercules Cycle and Motor Company Limited foi uma fabricante britânica de bicicletas fundada a 9 de setembro de 1910 em Aston, Inglaterra. Começou a produzir 25 bicicletas por semana.
O nome Hercules foi escolhido pela associação de durabilidade e robustez. A empresa foi fundada por Edmund e Harry Crane e começou em Coventry Street, Birmingham. Os pais de Crane compraram a Petros Cycle Company, que, posteriormente, foi administrada pela mãe de Edmund, Edith. Os seus filhos, Harry e Ted, deixaram a escola aos 14 anos e ajudaram os pais nos negócios. Em 1911, Harry e Ted passam a usar um nome que já haviam registado em 1910, a Hercules Cycle and Motor Company. Tiveram problemas para vender por causa da concorrência, mas logo progrediram, negociando com preços baixos e alta qualidade. Passaram de 25 para 70 bicicletas por semana em seis meses. Em poucos meses, a produção dobrou e a empresa mudou-se para instalações maiores em Conybere Street, Highgate. Em 1923, uma terceira mudança foi feita para uma ex-fábrica da Dunlop, em Rocky Lane, Aston.
Em 1928, a Hercules exportava uma em cada cinco de todas as bicicletas britânicas e, em 1935, 40 por cento. Em 1929, assumiram a fábrica da Dunlop, em Nechells. A empresa fabricou a sua bicicleta número seis milhões em fevereiro de 1939, podendo afirmar-se como o maior fabricante de bicicletas do mundo. O sucesso da Hercules foi atribuído a vários fatores, incluindo o nome e os métodos de produção. Depois de 1923, a Hercules produziu a maioria dos componentes das suas bicicletas, além das câmaras de ar e pneus. As fábricas funcionavam com produção em massa, produzindo mais de 1.000 ciclos por dia, cada um levando menos de 10 minutos para ser montado. A Hercules exportava uma percentagem significativa da produção. Em 1946, venderam a empresa para a Tube Investments, que era o principal fornecedor da Hercules, nomeadamente os tubos com os quais eram feitos os quadros das bicicletas. Nessa altura, a Hercules tinha perdido a compreensão do mercado. A sua bicicleta de corrida tinha guiador de aço quando a liga estava na moda. Tinha cinco velocidades quando 10 eram normais. Tinha tubos pesados e não Reynolds 531. As últimas bicicletas com o nome Hercules foram produzidas pela fábrica de Raleigh em Nottingham. A empresa passou por diversas etapas. Uma tentativa, em 1955, para diversificar para a produção de ciclomotores não teve sucesso.
Em 1956, a Tube Investments despediu 1.250 funcionários da British Cycle Corporation, após um impasse com os sindicatos sobre as mudanças nas práticas de trabalho. Muitos dos trabalhadores eram das fábricas da Hercules. Como resultado, a Tube Investments comprou a Raleigh Cycle Company, com sede em Nottingham , em 1960, para formar a TI Raleigh Industries. Juntos, controlavam 75% do mercado britânico de bicicletas. A gestão da British Cycle Corporation foi entregue à administração de Raleigh, pois aquela empresa de maior foco doméstico era maior e mais conhecida. A Raleigh rapidamente decidiu cortar o número de marcas e passar a usar designs e padrões Raleigh. A produção foi concentrada em Nottingham em 1960 e, em 1963, havia pouco sobrando de um Hércules distinto. A empresa original - ainda parte de Raleigh - foi dissolvida em 2 de dezembro de 2003. Os arquivos da empresa estão no National Cycle Archive. A marca vive como parte da TI Cycles of India.