O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, interveio hoje na cerimónia promovida pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros de vinculação 95 jovens recém-licenciados, formados na Região, e de homenagem a profissionais da classe com 25 anos de carreira, assim como, a profissionais recentemente aposentados.
Na ocasião, o Chefe do Governo disse que a Região tem e forma, reconhecidamente, bons profissionais, não só pelo conhecimento e competências apreendidas, mas, também, pelo espírito de sacrifício, determinação e sobretudo por compreenderem o contexto de vulnerabilidade dos utentes.
O governante sublinhou ser um dos desafios do presente e futuro do Serviço Regional de Saúde, o assegurar «bons profissionais», manifestando vontade de ter os recém-formados ao serviço da Saúde na Região Autónoma.
Para além dos «bons profissionais», coloca-se a necessidade imperativa, por um lado de acompanhar o sistema privado no investimento em tecnologia e, por outro assegurar medicamentos de ponta. Aspetos onerosos, mas essenciais, por forma a evitar riscos e um cenário «inaceitável» de uma degeneração progressiva do setor público face ao privado.
Para tal, Miguel Albuquerque vincou a necessidade de eficácia e ausência de disfuncionalidades, designadamente ao nível do desperdício – medicamentos, exames, entre outros – devido aos custos que representam.
A Região tem atualmente em curso investimentos estruturantes no setor da Saúde – Hospital Central e Universitário da Madeira e a Unidade Local de Saúde do Porto Santo – e um total de 2.734 enfermeiros inscritos na Secção Regional da Ordem.
O líder do Executivo agradeceu ainda ao Bastonário, presente na cerimónia, e à Presidente da Secção Regional a disponibilidade para o diálogo profícuo em tornos de questões de interesse comum em prol da Saúde na Madeira.