A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, visitou a Loja da Juventude do Funchal, a qual, tal como as demais, são tuteladas pela Secretaria Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, através da Direção Regional de Juventude.
Uma oportunidade para conhecer melhor estes serviços e para referir que “ainda neste ano está prevista a abertura da Loja da Juventude no Porto Santo e no Estreito de Câmara de Lobos”, sublinhando que se tratam de espaços “destinadas aos jovens, às organizações de juventude, ao público em geral, bem como a entidades com atuação transversal na área da juventude, para o desenvolvimento de atividades diversas e em parceria”.
Presentemente, existem Lojas de Juventude no Funchal, na Ribeira Brava, na Camacha, em Machico e no Porto Moniz.
As Lojas de Juventude disponibilizam acesso gratuito à internet e privilegiam a interação, o diálogo e a partilha de informação entre jovens. Além disso, conciliam a vertente tecnológica com a existência de espaços interativos de leitura, estudo e consulta.
Fez, ainda, referência ao Programa Juventude Ativa, da DRJ, que tem como objetivo a integração de jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, nas Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira, durante todo o ano, os quais prestam atividades multifacetadas, assentes numa dialética de atendimento entre pares e em contexto de educação não formal.
Desde 2023, até à data, a Loja da Juventude do Funchal teve a presença superior a 21 mil utentes, sendo que cerca de 60% têm idades compreendidas entre os 14 e os 31 anos.