O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje na abertura da 18ª edição do Mercado Quinhentista, em Machico, cartaz há vários anos promovido e integrado no calendário anual de animação turística da Região e da Associação de Promoção, sob a organização da Escola Básica e Secundária de Machico e do município.
Sinalizando precisamente a relevância do evento ao nível turístico, o Chefe do Governo deu conta dos inúmeros grupos de turistas presentes no arranque do cartaz, considerando a adesão de quem nos visita justificada pela «alta qualidade» da iniciativa.
«Estavam ali, quando chegamos, uns grupos grandes de turistas», disse o líder do Executivo.
«E isso resulta de termos inserido o evento há já alguns anos na promoção da AP e no programa anual do Turismo, porque é, de facto, um evento de alta qualidade», continuou.
Miguel Albuquerque enalteceu ainda a participação da comunidade local – escolas, associações e instituições sociais do concelho – na concretização de uma iniciativa que recria as vivências coletivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos.
O “Mercado Quinhentista” é um projeto sociocultural e pedagógico, apoiado pelo Governo Regional, através de um protocolo de desenvolvimento e cooperação, que pretende sensibilizar para a defesa da identidade cultural local, valorizando-a no contexto do património histórico português.
A presente edição decorre na baixa da cidade de Machico até ao dia 8 de junho sob o tema ‘Mesteres, o Saber nas Mãos’.