«Esta é uma obra que há políticos que fazem e políticos que não fazem. Para o político do penso rápido, que quer ser popular, as obras de saneamento básico e de infraestruturas de água não interessam, porque só chateiam as pessoas. Esta obra marca indiscutivelmente o seu mandato.»
Foi com elogio dirigido à Presidente da Câmara Municipal do Funchal e a todos quantos trabalharam ao longo de mais de dois anos na sua edificação, que o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, enalteceu a obra da nova ETAR do Funchal, hoje inaugurada no vale do Lazareto.
«A qualidade de vida e o bom ambiente dependem de investimentos colossais numa boa rede de água, numa boa rede de saneamento básico e sobretudo da fiabilidade destas infraestruturas no futuro», disse o Chefe do Governo.
Um investimento, apoiado por fundos europeus, superior a 17 milhões de euros, que assegura o tratamento das águas residuais urbanas do concelho, nos parâmetros ambientais em vigor na legislação Nacional e Europeia, tornando a infraestrutura, agora concluída, numa das mais importantes obras das últimas décadas no Funchal.
A obra constitui a segunda fase da totalidade duma operação de “Reabilitação e Ampliação da ETAR do Funchal”.