A Direção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal (DRV), através dos Serviços Educativos da Estação Zootécnica da Madeira (EZM), está a desenvolver uma parceria com a Escola Básica com Pré-Escolar das Figueirinhas, para estimular o interesse, não só das crianças, como dos jovens e adultos, para a importância do fomento de uma produção agrícola, apícola e pecuária sustentável, particularmente através das temáticas do Bem-Estar Animal e da Sustentabilidade Ambiental da Produção Animal.
Através do Projeto “A EZM vai à Escola”, têm sido desenvolvidas ações de sensibilização na EB1/PE das Figueirinhas, que envolvem 242 alunos, de 11 turmas, das quais 3 de Pré-Escolar e 8 do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este ano letivo 2025/2026, já foram realizadas 19 ações de sensibilização, trabalho esse, de literacia ambiental, que o Secretário Regional de Agricultura e Pescas acompanhou junto da comunidade escolar local.
“É uma iniciativa louvável, que dá a conhecer a Estação Zootécnica da Madeira, as raças de bovinos lá existentes e o trabalho realizado, mas que, acima de tudo, pretende formar cidadãos conscientes, e isso é o que realmente é relevante, consciencializando-os para a relevância da valorização do património, para a extrema importância dos polinizadores, assim como, da sustentabilidade ambiental, com o intuito de promover aprendizagens significativas e duradouras”, disse Nuno Maciel.
“As ações são extremamente dinâmicas e abrangem já 20 estabelecimentos de toda a Região, envolvendo cerca de 4.500 alunos. Com esta iniciativa pretende-se criar um ambiente imersivo, promovendo assim aprendizagens ativas, ou seja, em vez de os alunos serem apenas recetores de toda a informação, é-lhes dada a oportunidade de explorar, experimentar e interagir com os materiais em seu redor, tornando assim as aprendizagens mais dinâmicas e significativas, de modo a despertar o interesse natural dos mesmos e, desta forma, aumentar o seu interesse pelos conteúdos”, frisou Nuno Maciel.
No final das ações, é solicitado a todos os grupos que realizem um pequeno trabalho, escrito ou gráfico, ou até mesmo de expressão plástica para ser colocado em exposição na EZM, para, posteriormente, ser visto e apreciado por todos aqueles que visitam aquela infraestrutura, situada no Porto Moniz.
No que concerne ao Projeto “A Escola vai à EZM”, este acaba por ser o culminar de todas as aprendizagens anteriormente realizadas em contexto de escola, em que os grupos podem agendar a sua visita à Estação Zootécnica da Madeira, e ficarem assim a conhecer, “in loco”, todas as realidades que até então foram transmitidas através de fotografias e vídeos.
Na EZM, para além das atividades de carácter prático que podem ser realizadas, os alunos podem visitar os diferentes espaços, como a Sala de Formação, o Museu, a Sala de Ordenha e o Tanque de Leite, a Vacaria, os Efluentes Pecuários e, para delícia de todos, os Bovinos.
As instituições que pretendam visitar a Estação Zootécnica da Madeira e se envolverem neste projeto de literacia ambiental, poderão contactar os serviços da Estação Zootécnica da Madeira, através do telefone 291145460 ou do email ezm.dra.sra@madeira.gov.pt.